No picadeiro

Circo e atrações circenses para toda a família

Saiba onde e quando conferir programas com palhaços, malabaristas e outros membros da trupe

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Durante este mês, o respeitável público de São Paulo conta com uma agenda recheada de passeios com a temática circense. A programação vai desde os tradicionais circos com seus números mirabolantes até oficinas, peças e palestras. Algumas atividades, inclusive, seguem até os primeiros dias de dezembro.

Veja abaixo a lista de atrações, escolha a sua e divirta-se no picadeiro.

  • Criação coletiva do Grupo DoisPierre. Recheada de números clássicos dos picadeiros, a atração cativa com uma história simples. Um palhaço malabarista (Filipe Bregantim) exibe seus talentos sobre um monociclo, mas o pneu fura no meio da apresentação. Para resolver o problema, ele procura a oficina do Seu Cadu (André Grinberg). Ali, em vez de consertarem o equipamento, eles começam a brincar com as ferramentas espalhadas pelo local. Não demora para que a banheira, típica das borracharias, se transforme em um instrumento para espirrar água no rosto de quem estiver por perto. Estreou em 06/10/2012. Dias 29 e 30/3/2014.
    Saiba mais
  • Três espetáculos circenses do grupo Circo Híbrido ocupam a Praça do Sesc Pinheiros: Etc, Ora Bolas! e Varietté. No primeiro, o grupo leva para o palco manipulações e equilíbrios. No segundo, bolhas de sabão gigantes tomam conta do palco, enquanto os quatro palhaços que conduzem o show se revezam apresentando suas técnicas como malabarismos, danças acrobáticas de solo e aéreas, tecidos, manipulações e equilíbrio. Já o terceiro é um espetáculo inspirado no circo tradicional, em que o mestre de cerimônias interage e brinca com o público, enquanto os artistas apresentam seus números circenses, teatrais e de dança.
    Saiba mais
  • Espetáculo circense / Circos

    Circo Zanni
    1 avaliação
    A trupe circense entra em curta temporada no Sesc Pinheiros, com um espetáculo que mescla criações inéditas com números clássicos revisitados, novos cenários e figurinos. Números aéreos com liras, tecidos, corda marinha, trapézio em balanço, acrobacias, números de equilíbrio no arame, mágicas e palhaçadas preenchem o palco ao som da banda. Dias 22, 23 e 24/7/2016.
    Saiba mais
  • Oficina de atividades circenses como malabarismo, arame, perna de pau, entre outros. Com Bella Cia. Dias 15, 16, 17, 19 e 20/11/2012. Inscrições no local.
    Saiba mais
  • No domingo, dia 19, acontece mais um edição da Maratona Infantil do MIS, que mensalmente oferece uma programação completa e gratuita para crianças e famílias, que inclui espetáculos, contações de histórias, oficinas e feirinha gastronômica. Dia 19/6/2016. Confira a programação: Área Externa 10h às 16h - Espaço de troca de figurinhas 10h às 16h - Intervenções Circenses, com Carolipa e Bartô 10h às 16h - Instalação Desenho no Ar, com a Casa do Brincar 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h - Espetáculo 13 Gotas, com a Cia BuZum! 11h e 14h - Espetáculo As Aventuras de Peter Pan e Sininho, com a Cia Evoé 12h e 15h - Oficina Histórias Dobradas 12h30 e 15h30 - Histórias Pra Cantar, Músicas Pra Brincar, com a Cia A Hora da História Sala Educativo 10h às 16h - Ateliê de Criatividade, com Núcleo Educativo do MIS Sala de Interfaces 10h, 11h, 13h, 14h, 15h - Oficina de Light Painting, com Matiz Filmes Auditório LabMIS 11h, 13h e 15h - Contação de Histórias, com a Cia Mapinguary Auditório MIS 11h e 14h30 - Sessão cinema: Cassiopeia, de Clovis Vieira
    Saiba mais
  • PROGRAMAÇÃO: O Buraco Fiorella, uma palhaça acróbata, prepara seu último e mais arriscado número: ter que atravessar um buraco com fundo infinito. Duração: 50 minutos. Na Área de Convivência. Grátis. 11/11. Domingo, às 16h. Estripulias no Circo Através de manipulação de objetos, a  narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. Na Área de Convivência. Grátis. Duração: 50 minutos. 15/11. Quinta, às 16h. A Bailarina e O Palhaço O espetáculo traz o singelo e clássico amor entre o Palhaço e a Bailarina, representado através de números acrobáticos. A peça é construída com a ajuda do público na ação: um espectador é convidado a narrar os três pequenos atos que compõem a comédia romântica. Duração: 50 minutos. Na Área de Convivência. Grátis. 16/11. Sexta, às 16h. Carpinteiros em Domicílio Dois palhaços, Fiorela e Sanduba, chegam com uma bicicleta acrobática carregando madeiras para uma obra. Realizam números de bicicleta acrobática, rola-rola, sapateado e acrobacias. Direção coletiva Cia. Suno. Com Helena Figueira e Duba Becker. Duração 45 minutos. Na Área de Convivência. Grátis. 18/11. Domingo, às 16h. Dia de Festa Três faxineiros atrapalhados, durante a arrumação do circo para o espetáculo, descobrem que também podem ser artistas. Direção Helena Figueira. Com Duba Becker, Helena Figueira e Léo Mologni. Duração 50 minutos. Na Área de Convivência. Grátis. 20/11. Terça, às 16h. Contos Em Cantos Inspirado no conto O Gigante Egoísta, de Oscar Wilde, o espetáculo traz à cena dois palhaços que, ao chegarem ao teatro onde se apresentarão, percebem que o palco está completamente vazio. Isto gera uma confusão entre eles, e então percebem que somente o público poderá ajudá-los a construir o espetáculo. Duração: 50 minutos. Na Área de Convivência. Grátis. 25/11. Domingo, às 16h. Cortejo Circo Suno Uma banda formada por dois palhaços, um augusto músico e um branco na perna-de-pau tocando caixa, uma bailarina e um acrobata maestro. O grupo desfila pelo espaço tocando e demonstrando algumas habilidades circenses. Direção Helena Figueira. Duração 50 minutos. Livre. Na Área de Convivência. Grátis. Dia 9/12. Domingo, às 16h. SERVIÇO: SESC Santo André Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André – SP. Informações: (0xx)11 4469-1200 Acesso para deficientes físicos Estacionamento no próprio SESC: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)  
    Saiba mais
  • Com o Barracão Teatro. O palhaço Zabobrim tem a missão de apresentar sozinho todos os números do Circo do Sol. Atrapalhado com a variedade de atrações, ele se esforça para equilibrar pratos em varetas ao mesmo tempo em que escolhe um voluntário da plateia para hipnotizar. Também faz acrobacias e realiza passes de mágica. Acontece dia 12/10/2012.
    Saiba mais
  • No picadeiro, duas crianças se deparam com vários animais, que são apresentados em números de equilíbrio e de acrobacia. A produção reúne sessenta artistas e agrada pelo visual e pela técnica do elenco. Além das ilusões de Rodrigo Marinhos, sobressai Alfredo Muños, que apresenta um complicado número sobre cinco monociclos. Estreou em 3/3/2012. Até 15/12/2013.
    Saiba mais
  • O riso é tema de oficinas, bate-papo e doze espetáculos neste evento que presta uma homenagem ao palhaço. Ao todo, onze companhias participam do especial, que segue até o dia 9 de dezembro. Abaixo, confira a programação completa: BATE-PAPO - Tortell Poltrona E Iván Prado Dia 21/11, às 20h Os fundadores de “Payasos sin Fronteras” e “Pallasos en Rebeldía”, respectivamente, falam sobre a atuação das ONGS, com mediação de Pepe Nuñez. ESPETÁCULOS - Circo do Só Êu!!! Dias 10 e 11/11, às 12h; 2/12, às 16h O majestoso Circo do Sol aceitou o convite para se apresentar nesta cidade, mas tudo muda quando a trupe aceita outra proposta muito mais lucrativa. O palhaço Zabobrim tenta mostrar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, mágica, acrobacia e mais. - La Scarpetta Dia 11/11, às 16h O palhaço Teotônio apresenta seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos. - La Mutante Varieté Dias 4 e 15/11, às 16h um espetáculo humorístico circense musical que mescla técnicas de clown, malabarismo, dança e improvisação. - Pablo Superstar Cool (Espanha) Dia 15/11, às 18h Elementos de clown, magia cômica e teatro do absurso, tudo misturado em uma atração que mostra como deve se comportar um "superstar". - Ppp@Wllmshkspr.Br Dia 16/11, às 19h A remontagem do grande sucesso que tornou os Parlapatões conhecidos em todo o Brasil conta com nova roupagem de cenário e figurinos. Não recomendado para menores de 14 anos. - Cantaclown (Espanha) Dia 17/11, às 18h Fazendo uso de um repertório lírico, uma palhaça se mete em situações hilárias e diverte a plateia com seus números. - Clownbaret Dias 18/11 e 08/12, às 16h Resgatando a tradição dos palhaços no Brasil, o espetáculo se passa em um cabaré “desorganizado” por homens de nariz vermelho e sapatos grandes. Eles apresentam números e esquetes clássicas, arrancando risadas de adultos e crianças. - Tortell Poltrona em Post-Clàssic (Espanha) Dia 18/11, às 17h Neste espetáculo, o grupo Payasos sin Fronteras apresenta os melhores números de seu repertório. - Jogando No Quintal Dias 25/11 e 09/12, às 18h Disputados por dois times de palhaços-atletas, o jogo é acompanhado por um árbitro e por uma banda de música. -  POP - Palhaços a Serviço das Pessoas Dias 25/11, 1º e 9/12, às 16h As palhaças Consuelo e Solenta irão fazer um jogo em que o público encena o conto “Fátima, A Fiandeira”. WORKSHOPS - Anjos Ridículos (O Clown E Seus Elementos) Dias 13/11, às 15h Demonstração técnica que mostra os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal. Recomendado para maiores de 16 anos. OFICINAS - Oficina Esio Magalhães Dias 21/11 a 04/12, das 9h às 21h - E O Palhaço O Que É? Dias 4, 5 e 6/12, das 14h às 18h
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO