Aeroportos

Cinzas vulcânicas não devem alterar agenda de voos para Buenos Aires

Apenas um voo foi cancelado na manhã de sábado no Aeroporto Internacional de Guarulhos; outros dez estão previstos para partir normalmente

Por: Veja São Paulo

Terminal 3 do Aeroporto de Guaurulhos
Movimento em direção a Buenos Aires foi pouco afetado. (Foto: Mario Rodrigues)

Apesar da erupção do vulcão Calbuco, no Chile, ter causado alerta nos aeroportos brasileiros, os voos agendados para países sul-americanos seguem normalizados neste sábado (25). As partidas para Buenos Aires, uma das regiões mais afetadas pelas cinzas vulcânicas, pouco sofreram alterações até o momento, de acordo com a assessoria do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A única partida cancelada foi do voo 2080, da United, que decolaria às 9h da manhã para a capital argentina. O voo 7682, da Gol, saiu normalmente em torno das 12h25 e não há mudanças previstas para as próximas viagens de hoje.

+ Motorista invade saguão do aeroporto de Guarulhos

Depois de 54 anos de inatividade, o Calbuco entrou duas vezes em erupção nesta semana. Com dois mil metros de altura, ele está a mil quilômetros ao sul de Santiago. Segundo projeções do Centro de Avisos de Cinzas Vulcânicas (Vaac) da Argentina, a nuvem de cinzas afetou cidades da Argentina, além do Uruguai. Voos entre o Chile e a Argentina foram cancelados.    

No Chile, mais de 4400 pessoas foram evacuadas da cidade Ensenada, a mais próxima ao Calbuco. Uma capa de cinzas de 40 centímetros cobre a cidade. O fenômeno chegou ao Brasil, mas de maneira menos intensa. Uma leve névoa encobriu o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, a Infraero informou que o fenômeno não afetou as operações aeroportuárias.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO