Memória

Cinemateca relembra Marilyn Monroe com exposição e retrospectiva

Evento trará fotos e filmes da mulher que marcou a história da cultura pop

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Quero Ser Marilyn Monroe!
A atriz em registro de Douglas Kirkland, em 1961: filmes, fotos e pinturas (Foto: Douglas Kirkland)

Sucesso em museus da Europa, Estados Unidos e Canadá, a exposição Quero Ser Marilyn Monroe desembarca em São Paulo, na Cinemateca, no próximo domingo (4), com entrada gratuita.

+ Tudo sobre Marilyn Monroe

+ Veja fotos de Marilyn Monroe

+ As melhores exposições em cartaz

São esperadas 35 obras inspiradas na atriz de grandes nomes das artes plásticas e da fotografia, como Andy Warhol, Peter Blake, Henri Cartier-Bresson e outros. Algumas imagens emblemáticas, como a “red velvet pose” clicada por Tom Kelley para a PLAYBOY americana e a série “One Night With Marilyn”, de Douglas Kirkland, em que a atriz aparece entre os lençóis brancos de uma cama.

A programação também conta com uma seleção dos filmes da atriz, do início da carreira até sua consagração: “A Malvada” (1950), “O Pecado Mora ao Lado” (1955) – em que há a famosa cena da saia esvoaçante de Marilyn – e “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), de Billy Wilder. Com exceção deste filme, cuja exibição será em película, todas as demais projeções são gratuitas.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Complementa a programação o documentário “Marilyn Monroe: O Fim dos Dias” (2001), de Patty Ivins Specth, originalmente feito para a TV e que, por meio de depoimentos e fotos, reconstitui os últimos momentos da atriz.

Clique aqui para ver a programação completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO