Filmes

Cinemateca faz mostra de aniversário de São Paulo

Clássicos nacionais e documentários integram a variada programação

Por: Bruno Machado - Atualizado em

A Dama do Cine Shangai
Antonio Fagundes em cena de "A Dama do Cine Shangai" (1987): na programação da Cinemateca SP (Foto: Reprodução)

No próximo dia 25, São Paulo comemora seu 458º aniversário. Para celebrar a data, a Cinemateca promove, a partir do dia 19, uma mostra de filmes em que a cidade é cenário ou mesmo um dos personagens da trama.

+ Os melhores filmes em cartaz

+ Cinemateca exibe clássicos do cinema internacional em película 35mm

Várias sessões integram a programação. Na primeira, “Memória do Cinema Paulista”, o cineasta paulistano Walter Hugo Khouri é homenageado com a exibição de uma cópia restaurada de “As Amorosas” (1968), que tem por pano de fundo o golpe militar de 1964.

Em “São Paulo na Mira do Cinema Policial”, foram reunidos filmes cujo tema é a criminalidade urbana. Estão na seleção títulos de grande importância como “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981); “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla; o futurista “Cidade Oculta” (1986), de Chico Botelho; e o noir “A Dama do Cine Shangai” (1987), de Guilherme Almeida Prado.

Para quem gosta de documentários, a Cinemateca também exibirá os premiados “À Margem da Imagem” (2003), “À Margem do Concreto” (2006) e “À Margem do Lixo” (2008), de Evaldo Mocarzel, e “Pixo” (2009), de João Wainer e Roberto T. Oliveira, muito elogiado na 33ª Mostra Internacional de Cinema.

E, por falar em Mostra, o seu idealizador, Leon Cakoff, morto em outubro do ano passado, também será homenageado com a exibição de “Bem-vindo a São Paulo” (2004), filme idealizado pelo crítico e composto de pequenos curtas produzidos por grandes nomes do cinema como Amos Gitai, Mika Kaurismäki e Tsai Ming-liang.

Os filmes podem ser vistos até o dia 29 e cada sessão custa R$ 8, com exceção dos filmes de Evaldo Mocarzel, cujas sessões são gratuitas.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO