CINEMA

Mostra "Verão de Clássicos" exibe grandes filmes em película 35mm

Organizada pela Cinemateca, reúne títulos como "Armadilha do Destino", de Roman Polanski, e a trilogia flamenca de Carlos Saura

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Mostra Verão de Clássicos 2012 - Amor Bruxo
'Amor Bruxo', de Carlos Saura: filme inspirado nas tradições ciganas faz parte da mostra (Foto: Divulgação)

Pelo quarto ano consecutivo, a Cinemateca abre suas portas, a partir de quarta (11), para a mostra "Verão de Clássicos”. Trata-se de uma boa oportunidade de conhecer ou rever alguns filmes esquecidos no tempo ou cults do cinema internacional. Entre as raridades, há longas-metragens a exemplo de “Trópicos”, rodado no Brasil em 1969 pelo italiano Gianni Amico. A exibição em película 35mm de clássicos, porém, deve atrair mais a atenção dos cinéfilos. Dirigido por Roman Polanski em seu início de carreira, “Armadilha do Destino” (também conhecido pelo título original, "Cul-de-Sac") é uma das melhores atrações.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Igualmente bem-vindas são as reprises de “A Paixão de Joana d’Arc”(1928), de Carl Dreyer, “O Intendente Sansho” (1954), de Kenji Mizoguchi, e “A Batalha de Argel” (1966), de Gillo Pontecorvo. Para comemorar os 80 anos de idade do cineasta espanhol Carlos Saura, completados no último dia 4, está prevista a projeção de sua trilogia flamenca, realizada na década de 80 e composta de “Bodas de Sangue, "Amor Bruxo” e “Carmen”. Estas fitas passam no domingo (15), às 17h, 18h30 e 20h30, respectivamente. O ciclo estende-se até 26 de fevereiro e o ingresso custa 8 reais. Fique atento: algumas sessões são grátis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO