Praças Digitais

Cidade Tiradentes também terá teste de wi-fi gratuito

Praça do 65 deve receber internet nas próximas semanas; teste contribuirá para instalação em 120 locais da cidade

Por: Redação Veja São Paulo

wifi livre - praça do 65
Praça do 65, em Cidade Tiradentes, também vai receber teste de wi-fi livre (Foto: Divulgação)

A Praça do 65, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, será o próximo local a receber testes do projeto Praças Digitais. Segundo a Secretaria de Serviços, o local terá wi-fi gratuito nas próximas semanas. Até o momento, apenas a Praça Dom José Gaspar, no centro, passou pelos testes.

 + Praça no Centro inaugura serviço de wi-fi livre

Prometido na campanha do prefeito Fernando Haddad, o projeto prevê a liberação da internet em 120 praças da capital. Até o próximo mês, a licitação do projeto deve ser lançada. Enquanto isso, a prefeitura tem convidado empresas para testar sistemas na cidade. Na Praça Dom José Gaspar, o sinal é garantido pela empres Idea. Em Cidade Tiradentes, outra empresa, não revelada pela Secretaria, vai prestar o serviço.

Wifi livre
(Foto: Juliana Deodoro)

O projeto Praças Digitais prevê que cada usuário terá uma conexão de 512kbs irrestritos. Na Praça Dom José Gaspar, por exemplo, a conexão atual permite que até 300 pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo. Os locais selecionados estão distribuídos por todas as regiões da cidade.

Para garantir que o sinal seja permanente, a prefeitura implementou o Sistema de Serviços de Tráfego de Última Milha (SIMET), que mede a qualidade da conexão. Qualquer cidadão poderá acompanhar o desempenho por meio do site oficial do projeto.

Fonte: VEJA SÃO PAULO