Transporte

Cidade ganha mais 12,3 quilômetros de ciclovias neste sábado

Prefeitura ativou hoje seis trechos destinados ao transporte de ciclistas, em bairros como Higienópolis e Pinheiros

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Ciclovia na Santa Cecília pelo movimento ciclofaixa na santa cecília
(Foto: Facebook / Movimento Ciclofaixa na Santa Cecília)

Neste sábado (13), a Prefeitura ativou mais 12,3 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Os novos trechos se encontram na Avenida Doutor Assis Ribeiro (1,7 quilômetros), que finaliza a ligação da USP Leste com a estação da CPTM Comendador Ermelino; em diversas vias dos bairros de Perdizes, Santa Cecília e Higienópolis (4,2 quilômetros); em Pinheiros (1,3 quilômetros); nas ruas Rodolfo Miranda e Prates e Viaduto General Couto de Magalhães, na área da Luz e Bom Retiro (1,6 quilômetros); no Pari e no Canindé (3,3 quilômetros); e na Alameda Nothmann, nos Campos Elíseos (200 metros). 

+ Vídeo: bicicleta vence carro em desafio da mobilidade

A proposta de investir em ciclovias anda causando polêmica na gestão Haddad. Enquanto os fãs da bike comemoram, moradores e comerciantes das regiões que recebem as faixas reclamam do trânsito mais carregado para os carros e do sumiço de vagas de estacionamento. Vice-presidente da chapa de Aécio Neves, Aloysio Nunes, criticou pelo Twitter essa semana os trechos instalados em Higienópolis, bairro onde mora. Disse que a ação se mostrava um "delírio autoritário" do prefeito.

+ Prefeitura libera táxis nas faixas exclusivas de ônibus

Nesta gestão, a capital ganhou, até o momento, 70,6 quilômetros de ciclofaixas. Antes dos novos ramais, que vêm sendo inaugurados desde junho, havia 63 quilômetros. A meta da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Transportes é viabilizar uma malha de 400 quilômetros até o final de 2015.

Fonte: VEJA SÃO PAULO