Passeio

Veja vídeo com dicas de segurança para pedalar à noite

Ciclofaixa da Paulista funcionará na noite deste sábado (22). Para curtir o passeio, tome alguns cuidados

Por: Livia Deodato e Adriano Conter - Atualizado em

Boa notícia para quem quer ver as decorações de Natal da Paulista e do Ibirapuera, mas desiste por causa do trânsito. A ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que funciona normalmente aos domingos, terá o horário prolongado neste sábado (22), funcionado a partir das 22h. A faixa terá acesso livre aos ciclistas durante toda a madrugada e segue ativa até às 16h do dia seguinte.

Como no último sábado (15), um trenó iluminado puxado por bicicletas vai percorrer a via, das 22h às 2h, carregando o Papai Noel. Antes desse horário, a partir das 17h, ficará exposto na praça do Ciclista, próximo à Consolação. No domingo (23), o percurso será feito das 10h às 16h.

+ Roteiros de Natal em São Paulo

+ Um passeio pela ciclofaixa do Centro e suas atrações

Trata-se de uma ação promovida pela Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) para diminuir o fluxo de carros nesta região, praticamente intransitável durante a temporada de festas por causa da quantidade de famílias que visitam as decorações de Natal. Nesse trajeto, de 24 quilômetros, é possível passar pela árvore de Natal do Ibirapuera, inaugurada no domingo (9), e pela praça de Natal da Paulista, localizada entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.

No vídeo acima, o empresário e ciclista Rodrigo Carneiro, de 40 anos, que há pelo menos 10 anos usa a bicicleta como transporte, dá dicas de segurança como, por exemplo, "desmontar" da bicicleta ao atravessar a faixa de pedestres e usar luzes dianteira e traseira piscante, buzina, espelho retrovisor do lado esquerdo da bicicleta, além do capacete.

Fonte: VEJA SÃO PAULO