Bicicleta

Ciclofaixa de lazer vai operar durante o feriado de Páscoa

Sistema será montado na sexta (18), domingo (20) e na segunda (21), das 7h às 16h; aproveite também para pedalar pelos parques da cidade

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Ciclofaixa de São Paulo
A ciclofaixa da Avenida Paulista funciona das 7h às 16h (Foto: Rogério Canella)

Quem gosta de andar de bicicleta, pode aproveitar bastante o feriado prolongado na cidade. A ciclofaixa de lazer montada aos domingos funcionará também na sexta (18) e na segunda (21), assim como no domingo (20), das 7h às 16h.

+ Confira a avaliação dos serviços de aluguel de bicicletas

Parques

Entre os diversos percursos, é possível aproveitar a rota até o Parque do Ibirapuera. Ali, há aluguel de bicicletas perto do portão três pelo valor de 5 reais a hora. O Parque Villa-Lobos também conta com ciclovias e aluguel de bikes, além dos projetos Bike Sampa e Ciclo Sampa com vários pontos espalhados pela cidade. Vale a pena também pegar uma bicicleta na região da Paulista e seguir até o centro velho, passando pelo Viaduto do Chá. 

Veja os trechos para pedalar em São Paulo:

Para passear

1. O trajeto até a região do Ibirapuera passa pela Rua Vergueiro, Avenida Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Avenida Indianópolis e pelo Parque das Bicicletas. No total, o percurso possui 19,2 quilômetros.

2. Com 8,5 quilômetros, somando ida e volta, o trecho liga a Praça Heróis da F.E.B. ao Metrô Parada Inglesa e permite acesso ao Parque da Juventude. O percurso passa por trechos como Avenida Santos Dumont, Avenida General Pedro Leon Schneider, Avenida Luis Dumont Villares e se conecta à ciclovia Braz Leme.

ciclofaixa_paulsita
Ciclofaixa na Avenida Paulista, que segue até o Parque do Ibirapuera (Foto: Guilherme Lima)

Para fazer turismo

1. Ideal para conhecer o centro histórico da cidade, possui 42,1 quilômetros e requer também fôlego dos usuários. O trecho é feito em ambos os sentidos da Avenida Paulista e liga a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz . Em seguida, vai ao centro por meio do eixo Vergueiro-Liberdade. Ali é possível ver pontos turísticos como o Teatro Municipal, Mosteiro São Bento, entre outros, conectando-se ao Minhocão. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais e Jabaquara-Indianópolis.

2. A ciclofaixa da Zona Leste possui 7 quilômetros de extensão em cada sentido. Implantada ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto onde está o Parque Tiquatira, passa também pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

Para gastar calorias

1. O mais recente trecho inaugurado possui 41,2 quilômetros e interliga a ciclovia do Rio Pinheiros com a ciclovia Parque Praia São Paulo, que contorna a Represa de Guarapiranga. Do total de quilômetros percorridos, 11,2 são formados por trechos da ciclofaixa de lazer e os outros 30 quilômetros fazem parte da ciclovia do Rio Pinheiros. O acesso para a ciclovia pode ser feito na Estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até seu final na avenida Miguel Yunes, junto à Ponte Vitorino Goulart.

2. O trecho conhecido como Ciclofaixa entre Parques interliga os Parques do Povo, do Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos, seguindo pela avenida Chedid Jafet, rua Funchal, avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e avenida Jornalista Roberto Marinho, até o futuro Parque Clube do Chuvisco, e soma 45,5 quilômetros de percurso.

Fonte: VEJA SÃO PAULO