Crianças

Cia. Druw dá movimento às telas de van Gogh

Coreografia "Girassóis" expressa o lado alegre do artista e a paixão dele pela natureza e pelos semeadores do campo

Por: Clara Nobre de Camargo

Abre Crianças 2240 - Cia. Druw - Girassóis
Anderson Gouvea, Bruna Petito e Orlando Dantas: gestos suaves (Foto: Claudio Roberto)

Em sua terceira coreografia inspirada no universo das artes, a Cia. Druw faz um tributo ao pintor holandês Vincent van Gogh no espetáculo Girassóis. Antes, o grupo já havia homenageado o russo Wassily Kandinsky, com “Lúdico” (2008), e a brasileira Tarsila do Amaral, em “Vila Tarsila” (2010). A nova peça, dirigida por Miriam Druwe, expressa o lado alegre do artista e a paixão dele pela natureza e pelos semeadores do campo.

+ Mais espetáculos de dança em São Paulo

+ Veja cinco bons monólogos que estão em cartaz na cidade

Com trajes semelhantes aos da tela “Autorretrato com Chapéu de Palha”, de 1888, o bailarino Anderson Gouvea interpreta Van Gogh. Paulo Federal, por sua vez, narra a história, com texto retirado de cartas escritas pelo artista. Enquanto isso, suas célebres telas ganham vida através dos movimentos de dança e dos vídeos, elaborados por Tatiana Guimarães, projetados no palco. Gestos suaves marcam a aparição de trabalhos como “Os Comedores de Batata”, “Quarto em Arles”, “Campo de Trigo com Corvos”, “A Casa Amarela” e “Noite Estrelada” em sequências bem amarradas. Também surgem o amigo pintor Paul Gauguin e os personagens dos retratos “O Carteiro Roulin”, “O Escolar”, “A Arlesiana”.

+ O melhor da semana para as crianças

O cenário e o figurino, criados por Marco Lima, merecem atenção, sobretudo na bela representação da série “Girassóis”. Adriana Guidotte, Bruna Petito, Elizandro Carneiro, Felipe Sacon, Orlando Dantas, Tatiana Guimarães e a própria Miriam Druwe completam o elenco. Fabio Cardia assina a trilha sonora.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Fonte: VEJA SÃO PAULO