Clima

Rua na Aclimação amanhece coberta por gelo

Após forte chuva com granizo no domingo (18), paulistanos registraram "neve" nas calçadas

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

chuva de granizo
Granizo acumulado na região do parque da Aclimação após forte chuva que atingiu a cidade na tarde de domingo (18) (Foto: Diego Padgurschi/Folhapress)

A intensa chuva de granizo que caiu sobre a cidade na tarde de domingo (18) deixou a cidade em estado de atenção, que durou até as 17h35. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas foram mais intensas nas zonas Sul e Oeste, mas moradores da Zona Leste também registraram o fenômeno climático. Placas de gelo formadas no chão chamaram a atenção dos paulistanos, que postaram fotos da "neve" cobrindo as ruas nas redes sociais. No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19).

+ Balanço da Virada Cultural: boas apresentações, violência e atrasos

O acúmulo de granizo chegou a impedir a circulação de carros no entorno do Parque da Aclimação. Um trator da prefeitura trabalha para remover a camada branca, e a CET  (Companhia de Engenharia de Tráfego) teve de deslocar agentes para orientar o trânsito na região.

Chuva - Granizo - Aclimação
Coberta de gelo: Rua Pedra Azul, na Aclimação, amanheceu com uma camada de granizo (Foto: Catharina Nakashima)

+ Virada Cultural: chuvas cancelam os últimos shows

chuva de granizo
Aclimação: moradores brincam com "neve" acumulada na calçada. Imagens foram postadas nas redes sociais (Foto: Diego Padgurschi/Folhapress)

Por conta do granizo, as temperaturas despencaram de 25°C, por volta das 15h, para 16°C em média, às 17h30. As áreas de instabilidade que provocaram as tempestada se afastaram em direção a Mogi das Cruzes. O aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos e decolagens e o de Cumbica para pousos durante alguns minutos na tarde do domingo, mas funcionam normalmente.

Segundo a CGE, não há previsão de chuvas para esta segunda, quando as temperaturas devem ficar entre 17 (mínima) e 24 graus (máxima). A Climatempo prevê o retorno das chuvas na sexta (23), mas o clima continua agradável, com mínima de 18 e máxima de 27 graus. A chuva pode seguir por todo o fim de semana (dias 24 e 25), quando as temperaturas caem para entre 15 e 21 graus.  

+ Tempestade cria "cachoeira" no Itaquerão no primeiro jogo do Corinthians

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO