Abastecimento

Chuva no mês já chega a quase metade do esperado, e Cantareira sobe

Precipitação nos primeiros cinco dias de fevereiro já corresponde a 40% do previsto para o mês; alta no sistema foi de 0,2 ponto percentual 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Chuva
Chuvas ajudaram a subir nível do Cantareira  (Foto: Dário Oliveira/Código 19/Folhapress)

Pela primeira vez no ano, o nível do Sistema Cantareira subiu 0,2 ponto percentual - de 5,2% para 5,4% nesta sexta-feira (6). A explicação é que o mês de fevereiro está sendo bastante chuvoso não só em São Paulo como nas cidades que onde estão os reservatórios do sistema, como Atibaia, Nazaré Paulista e Bragança Paulista.

Horário de verão pode ser estendido até março

Nos cinco primeiros dias de fevereiro, choveu 80,1 milímetros - 40% do esperado para o mês inteiro. Apenas de ontem (5) para hoje foram 25,3 milímetros de chuva, o que explica a alta nos índices. 

Foi também a segunda região de mananciais onde mais choveu nos primeiros dias do mês. Perde apenas para o Sistema Alto Cotia, onde já caiu 87,8 milímetros de água entre 1º e 5 de fevereiro. 

+ Confira as últimas notícias da cidade

A última vez que o Cantareira subiu 0,2 ponto percentual foi do dia 25 para o dia 26 de dezembro do ano passado. 

Outros reservatórios

A chuva também fez subir o nível dos demais reservatórios que abastecem a região metropolitana. Alto Tietê passou de 11% para 11,5%; Rio Grande foi de 75,1% para 76,4%; Rio Claro, de 30% para 30,4%; Guarapiranga, de 48,1% para 49,5% e Alto Cotia, de 29,1 para 30,6%.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO