Comida

Chefs criam opções refinadas de saladas para o verão

Carne crua e espuma de melancia são algumas das apostas para incrementar o prato

Por: Nathalia Zaccaro

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Alface, tomate, pepino, rúcula e um naco de mussarela de búfala. Para muita gente, esse tipo de salada e outras variações clássicas já não empolgam muito, mesmo no início do verão. Para atrair o paladar de quem prometeu pegar leve na alimentação durante a estação mais quente do ano, mas anda um pouco enjoado do “mix de folhas”, alguns chefs da cidade prepararam sugestões do prato com apresentações caprichadas e ingredientes como carne crua e espuma de melancia.

+ Confira outras sugestões de salada na nossa galeria de fotos

+ Galette des Rois: doce esconde prenda e dá coroa a quem achá-la

O melhor de tudo: mesmo nas variações com itens um pouco mais gordurosos, as combinações que surgiram no circuito gastronômico continuam merecendo a classificação de “light” — exceto pelo preço. Nenhuma delas ultrapassa a marca das 400 calorias, 30% a menos que um espaguete à bolonhesa, por exemplo. “Tínhamos de acabar com a mesmice para incentivar as pessoas a consumir o produto”, diz a chef Renata Vanzetto, que assina o menu do Marakuthai, no bairro de Cerqueira César. Pensando nessa proposta, ela criou recentemente uma sugestão que leva fettuccine de palmito pupunha acompanhado de baby lula grelhada, erva-doce e manga. “Eu já até tentei incluir uma opção mais básica, cheia de folhas, mas não durou seis meses e precisei mudar”, conta ela.

+ Comidas levinhas para quem pegou pesado no fim de ano

+ Comida light: lugares para comer bem e sem culpa

Em uma aposta na linha das pedidas mais originais, a dupla de chefs Ligia Karazawa e Raúl Jiménez estreou na primeira semana do mês um novo item do cardápio: a caixa de legumes. Dentro de um caixote de madeira, chegam à mesa diversos legumes cozidos sobre uma base de cogumelos e gergelim preto. “Muito refrescante e linda, é a nossa grande aposta para quem deseja se alimentar bem nos dias mais quentes”, afirma Ligia. Outra que incluiu uma inovação caprichada no menu foi a chef Bel Coelho, do Dui, no Jardim Paulista. “Os brasileiros estão descobrindo agora que dá para ousar um pouco mais nesse tipo de receita”, comenta a mestre-cuca, que preparou uma salada vermelha com espuma de melancia e gengibre para equilibrar melhor os sabores da mistura, que leva tomate, queijo feta, beterraba, pinhole e tamarillo. A receita está disponível na casa há apenas dois meses e já figura entre as opções mais pedidas pela clientela.

Fonte: VEJA SÃO PAULO