Imagens e sabores

Chefs de cozinha e artistas plásticos se reúnem no MAM-SP

Ideia dos encontros, que ocorrem até novembro, é criar experiências artístico-gustativas

Por: Bruno Cesar Dias - Atualizado em

murakami-silveira final
Tsuyoshi Murakami e Regina Silveira: dupla juntará projeções em movimento com alta cozinha japonesa (Foto: Denise Andrade)

Fazer do MAM-SP um espaço de experimentação de todas as artes, inclusive a do paladar. Essa é a proposta da série “Encontros de arte e gastronomia”, que reunirá numa cozinha instalada na sala Paulo Figueiredo dez duplas de chefs de cozinha e artistas plásticos e/ou coletivos. Juntos, eles vão criar experiências artístico-gustativas. O público é convidado a assistir em arquibancadas com 45 lugares e interagir. Mas não espere o formato tradicional das degustações.

+ Restaurant Week 2012: Confira nosso especial

+ Confire os melhores endereços para comer em São Paulo

"Cada dupla decidirá como os expectadores vão participar, pois o modo de servir também é parte do processo de criação. Nosso principal interesse é desassociar a comida do universo dos restaurantes e enxergar a gastronomia com outros pontos de vista”, explica o curador do museu Felipe Chaimovic, que divide com o chef Laurent Suaudeau a criação do projeto.

As duplas vão trabalhar juntas durante cinco dias, de terça a sábado, das 10h às 18h. A abertura está marcada para esta terça (4) quando o chef Léo Filho, do Hotel do Frade, de Angra dos Reis (RJ), e o coletivo Opavivará vão montar um cardápio em formato de cordel. Alguns dos pratos serão, inclusive, distribuídos em marmitas para quem estiver no Parque do Ibirapuera. No sábado (8), haverá um grande almoço, do qual o público também poderá participar. O encerramento será em 10 de novembro, com a dupla composta pelo chef Philippe Brye, do restaurante carioca Traiteurs de France, e a artista Rochelle Costi. Todo o processo será documentado por fotos e gravações para a produção de um catálogo.

Dos dez chefs convidados, sete trabalham em estabelecimentos paulistanos: Rodrigo Oliveira, do Mocotó, José Barattino, do Emiliano, Amanda Lopes, do Girarrosto, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, Renato Carioni, do Così, e Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita.

O representante da cozinha kappô japonesa não revela detalhes da sua intervenção em conjunto com a artista plástica Regina Silveira, mas promete uma forte exploração dos sentidos. “A gastronomia se encaixa em qualquer expressão artística, seja dança, cinema ou pintura quando há sincronia e afinidade nas produções. E das artes, ela é a mais invasiva, pois é sentida, principalmente, na boca.”

+ As boas da gastronomia do Blog do Lorençato

Confira abaixo a programação:

De terça (4) a sexta (8):

Chef Léo Filho, do Hotel do Frade, Angra dos Reis, e coletivo Opavivará

De 11 a 15 de setembro:

Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e Matheus Rocha Pitta

De18 a 22 de setembro:

Chef José Barattino, do Emiliano, e Laura Lima

De25 a 29 de setembro:

Chef Amanda Lopes, do Girarrosto, e Caetano Dias

De 2 a 6 de outubro:

Chef Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, e Marco Paulo Rolla

De 9 a 13 de outubro:

Chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, e Rodrigo Bueno

De 16 a 20 de outubro:

Chef Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, e Regina Silveira

De 23 a 27 de outubro:

Chef Maria do Céu, do Centro de Gastronomia do Amazonas, Manaus, e Amilcar Packer

De 30 de outubro a 3 de novembro:

Chef Renato Carioni, do Così, e Jardineiro André Feliciano

De 6 a 10 de novembro:

Chef Philippe Brye, do Traiteurs de France, Rio de Janeiro, e Rochelle Costi

Fonte: VEJA SÃO PAULO