Consumo

Cervejas especiais ganham lojas e feiras temáticas

Bebida tem eventos como a Bierfest, até domingo (31), das 10 às 22 horas, no Pão de Açúcar Real Parque

Por: Helena Galante - Atualizado em

Bierfest - Pão de Açúcar_2188
Pão de Açúcar Real Parque: noventa rótulos com desconto até domingo (31) (Foto: Fernando Moraes)

Nos botecos da cidade, as cervejas claras de 600 mililitros dispostas em baldes de gelo são quase unanimidade. De uns tempos para cá, porém, começaram a surgir bares com cardápio de cervejas premium — servidas em copos específicos e temperaturas variadas. É o caso do Melograno, na Vila Madalena. Sua extensa carta de mais de 160 garrafas foi premiada nas duas últimas edições “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO.

“Quando abrimos, em 2008, as pessoas procuravam rótulos mais simples”, diz o proprietário Eduardo Passarelli. “Hoje, multiplicamos por dois nossas vendas, principalmente nas categorias especiais.” A novidade agora é que o paulistano pode contar com a bebida em lojas e feiras especializadas.

Até domingo (31), das 10 às 22 horas, o Pão de Açúcar Real Parque organiza a primeira edição da Bierfest. Em doze estandes, montados num espaço de 216 metros quadrados, são oferecidos mais de noventa rótulos com desconto. “Começamos a introduzir esses produtos diferenciados nas lojas AAA”, diz Fabio Rodrigues, gerente comercial da marca. “A procura cresceu e difundimos o serviço para a maioria das unidades.”

Na rede de quiosques Mr. Beer Cervejas Especiais, a expansão também se deu a largos goles. Em agosto do ano passado, foi inaugurada a primeira unidade, no Shopping Ibirapuera. Hoje são cinco lojas só na capital e outras cinco espalhadas pelo estado. “Vendemos até 35 000 garrafas por mês, além de acessórios e copos”, afirma o sócio-administrador Rodolfo Alves. Entusiasta do mundo etílico, Alves pretende ingressar em novembro na primeira turma do curso de formação de sommeliers de cerveja do Senac, ministrado pela mestre-cervejeira Cilene Saorin, entre outros professores.

Quando foi inaugurado, em 2008, o Empório Alto dos Pinheiros oferecia trinta rótulos de cerveja. Esse número ultrapassa a casa dos 300 atualmente. “Combino com os clientes em avisar no nosso site assim que os produtos chegam”, diz o proprietário Paulo Almeida. Apesar de dispor de salão próprio com algumas mesas, a Belgian Beer Paradise, em Moema, tem como ponto forte as vendas para consumo doméstico. À frente do negócio está o belga Xavier Depuydt, responsável por selecionar rótulos vindos principalmente de seu país natal.

Mr Beer - 2188
Quiosque do Mr. Beer, no Shopping Eldorado: a rede chegou a cinco endereços em um ano (Foto: Luiza Stellin)

Dentre os endereços mais antigos do gênero está o Laus Beer, em funcionamento desde 2001 na Chácara Santo Antônio. “No início, era difícil encontrar importadoras que trouxessem as mercadorias regularmente”, lembra o proprietário Eder Laus. Passados nove anos, a situação mudou. Mais de 100 rótulos estão disponíveis o ano todo na casa e, em março, foi instalado um quiosque da marca no Shopping Market Place.

“O mercado ainda está engatinhando, mas a procura cresceu demais”, afirma Laus. Nos dois endereços, a opção mais cara é a belga Deus, de 199,90 reais. Vedada por uma rolha, ela se caracteriza pelo método de produção champenoise. “Cervejeiros de primeira viagem costumam se assustar com o preço”, diz Laus. “Mas, ao provarem, logo sentem a diferença daquela latinha de 99 centavos do mercado.”

- Belgian Beer Paradise. Avenida Ibijaú, 196, Moema, Tels. 11 3596-7150/90.

- Bierfest. Avenida Major Silvio de Magalhães Padilha, 13000 (Pão de Açúcar Real Parque), Real Parque, Tel. 11 3758-7509.

- Casa da Cerveja. Rua Lisboa, 502, Pinheiros, Tel. 11 2538-5138.

- Empório Alto dos Pinheiros. Rua Vupabuçu, 305, Pinheiros, Tel. 11 3031-4328.

- Laus Beer. Rua Fernandes Moreira, 384, Chácara Santo Antônio, Tel. 11 3567-0569; Shopping Market Place, Tel. 11 5181-2864.

- Mr. Beer Cervejas Especiais. Shopping Ibirapuera, Tel. 11 5093-3978; Shopping Eldorado, Tel. 11 7825-2877. Mais três endereços.

Fonte: VEJA SÃO PAULO