Bebida

Cerveja Duff ganha número cada vez maior de fãs na capital

A marca surgiu no desenho "Os Simpsons" e saiu das telas para a vida real no México em 2006

Por: Gabriel Batista

2281 bebida - cerveja duff - abre
A empresária Lilian Barros: estoque na geladeira (Foto: Fernando Moraes)

Para se destacarem no cada vez mais competitivo mercado de cervejas da cidade, os fabricantes e importadores costumam investir em produtos com fórmulas diferentes e sofisticadas. Não é o caso do rótulo que vem ganhando espaço por aqui nos últimos meses.

+ A multiplicação das cervejas especiais

+ Como harmonizar cerveja com comida de boteco

Trata-se de uma pilsen de aroma suave e paladar refrescante, mas sem nenhuma grande vantagem em relação a dezenas de outras concorrentes na mesma faixa. Seu principal apelo vem de fora do universo etílico. A marca em questão, a Duff, surgiu no desenho "Os Simpsons" e saiu das telas para a vida real em 2006, no México, por iniciativa de um empresário local, Rodrigo Contreras.

Aos poucos, a predileta de Homer Simpson chegou a outros mercados na Europa e na América Latina (curiosamente, até hoje ainda não é oferecida nos Estados Unidos). Desembarcou em São Paulo em novembro passado e, em menos de um ano, virou um hit. O número de estabelecimentos que oferecem o produto saltou de trinta para 200 e as vendas mais que triplicaram, chegando à média atual de 35.000 long necks por mês (apesar do preço um pouco salgado, entre 8 e 13 reais).

+ O copo certo para cada tipo de cerveja

+ Buddies: pub de estilo americano

Depois de retirar a garrafinha do balcão, a maioria dos fãs repete o ritual de fazer fotos ao lado dela para colocar a imagem nos sites de redes sociais, como um troféu. “Eu me sinto a própria senhora Simpson”, brinca a empresária Lilian Barros, de 40 anos, que mantém na geladeira de casa um estoque da bebida.

Dono do Rhino Pub, em Moema, o empresário Fábio Carbone incluiu o artigo em seu cardápio em janeiro. No primeiro mês, vendeu setenta unidades. Esse número já saltou para a casa de 190. “O marketing do desenho ajuda muito”, afirma.

+ Ex-bancários fazem sucesso com lojas de cervejas premium

A bebida é fabricada pela cervejaria Saint Bier, no interior de Santa Catarina. “Fizemos uma versão um pouco mais encorpada que a oferecida em outros lugares”, explica Conrado Kaczynski, um dos sócios da Duff Brasil, companhia responsável pelo negócio.

2281 bebida - cerveja duff - os simpsons
Os Simpsons: seriado impulsiona vendas da cerveja Duff (Foto: Divulgação)

Sucesso fora da TV

A escalada do produto no mercado paulistano

Número de estabelecimentos que oferecem a marca

2011 — 30

Hoje — 200

Garrafas vendidas por mês 2011 — 10.000

Hoje — 35.000

Fonte: VEJA SÃO PAULO