Cidade

Centro terá faixa de pedestres em "X" para diminuir tempo de travessia

Projeto da prefeitura será implantado na região do Largo de São Francisco e traz economia de 28 segundos, diz CET

Por: Veja São Paulo

faixa de pedestres em x
Faixa ajudará no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, perto do Largo de São Francisco (Foto: Divulgação/CET)

Imitando o que é feito nos cruzamentos mais movimentados de Tóquio, no Japão, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar, na próxima segunda-feira (8), duas faixas de pedestres na diagonal em um cruzamento no centro de São Paulo. Juntas, elas formam um 'X'.

+ CET reduzirá limite de velocidade nas marginais

A implantação será feita para pedestres atravessarem o cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, perto do Largo de São Francisco. Segundo a CET, o objetivo da faixa é "facilitar a vida dos pedestres". Em vez de atravessarem as duas ruas para chegar à calçada oposta, será possível fazer a travessia de uma única vez.

+ Fernando Haddad voltará a dar aulas na USP em 2015

O pedestre vai ganhar 28 segundos na travessia. O tempo médio em duas etapas é de 89 segundos. Na diagonal, vai cair para 61 segundos.

A CET informou ainda que vai implantar novas placas educativas e semáforos de pedestres para atender à nova situação. O projeto é piloto e vai servir de parâmetro para possíveis novas implantações na cidade.

Fonte: VEJA SÃO PAULO