Especiais

Centro de São Paulo: programas noturnos

- Atualizado em

Centro de São Paulo: programas noturnos Foto 2
(Foto: Veja São Paulo)

Com programações intensas, o Bar Brahma e o Teatro Municipal são referências para quem planeja um roteiro noturno pelo centro da cidade. Há mais uma porção de lugares bacanas para visitar a região, seja para assistir a um espetáculo, matar a fome em bons restaurantes ou bater papo na mesa de um bar. Confira uma seleção de endereços para aproveitar o que a noite do centro tem de melhor.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal é um dos mais importantes palcos de óperas, concertos e balés na cidade. Inaugurado em 1911, o prédio grandioso foi inspirado em construções européias como o Palácio de Versalhes e a Ópera de Paris.

Sala São Paulo

Com capacidade para 1 500 pessoas, a Sala São Paulo foi projetada para ser a casa oficial da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp. O auditório com altos padrões de acústica recebe, não somente os concertos da orquestra, mas também formações de todo o mundo.

CCBB

O belo prédio foi construído no início do século XX e comprado pelo Banco do Brasil, em 1923, para ser a primeira sede da instituição na capital. Em 2001, foi inaugurado ali o Centro Cultural que abriga, mensalmente, exposições, debates, além shows e espetáculos teatrais.

Teatros da Praça Roosevelt

Considerada o palco do teatro alternativo paulistano, estão instalados na praça o Espaço Parlapatões, os Espaços dos Satyros Um e Dois, o Teatro do Ator e o Studio 184. Com preços acessíveis (que nunca ultrapassam os 30 reais), as casas oferecem programação de segunda a domingo. Atualmente, juntando todos os espetáculos, são mais de vinte peças em cartaz.

Teatro Abril

Funcionou ali em meados do século XX o Teatro Paramount, palco de acontecimentos importantes do cenário cultural do país como os históricos festivais de música da Record. Nos últimos anos, o Teatro Abril tornou-se o principal espaço para as apresentações de famosos musicais com o padrão da Broadway, como Les Misérables, O Fantasma da Ópera e Miss Saigon – este último atualmente em cartaz.

Teatro Imprensa

Com capacidade para 449 lugares, o Teatro Imprensa tem atualmente quatro espetáculos na programação. Entre eles, o drama O Imperador e Galileu, com o ator Caco Ciocler. No papel do imperador Juliano, Ciocler desafia os cristãos de Roma ao incentivar rituais pagãos.

Teatro Oficina

Liderada pelo polêmico diretor José Celso Martinez Corrêa, a trupe Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra o aniversário com o espetáculo Os Bandidos, uma adaptação do texto do dramaturgo alemão Friedrich Schiller, com cinco horas e meia de duração (!).

 

  • Theatro Municipal

    Praça Ramos De Azevedo, s/nº, República

    Tel: (11) 3053 2100

    9 avaliações

    Inaugurado em 1911, o local colocou São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos com apresentações de Maria Callas, Mikhail Baryshnikov, Ella Fitzgerald, Anna Pavlova e outras estrelas. Foi também em seu saguão que aconteceu a Semana de Arte Moderna, em 1922. Depois de quase três anos fechado para restauração, reabriu em 2011 com palco remodelado, poltronas renovadas e um restaurante decorado pelos irmãos Campana.

     

    + Lugares para comer barato perto do Teatro Municipal

    + Vídeo: detalhes da reforma do Teatro Municipal

    Saiba mais
  • Sala São Paulo

    Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

    Tel: (11) 3367 9500

    15 avaliações

    O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 e inaugurado em 1938. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp. O mais importante espaço de concertos da cidade tem acústica impecável, não à toa, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A Osesp apresenta-se ali às quintas e sextas, às 21h, e aos sábados, às 16h30. No restante da semana, a Sala São Paulo recebe outros relevantes nomes da música mundial.

    Saiba mais
  • Centros culturais

    Centro Cultural Banco do Brasil

    Rua Álvares Penteado, 112, Centro

    Tel: (11) 3113 3651

    7 avaliações

    No coração histórico da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupa uma edificação de 1901 com 4 183 metros quadrados e cinco andares. Cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria preenchem a arquitetura neoclássica, assim como grandes exposições. Uma dica: agende uma visita monitorada ao prédio para conhecer detalhes da construção. Se a ideia é fazer o tour sozinho, comece pelo último andar e vá descendo.

    Saiba mais
  • Teatro Abril (mudou de nome para Teatro Renault)

    Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista

    8 avaliações
  • Teatro Imprensa

    Rua Jaceguai, 400, Bela Vista

    Sem avaliação
  • Teatro Oficina

    Rua Jaceguai, 520, Bela Vista

    Tel: (11) 3106 2818

    1 avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO