Crianças

Catavento recebe mostra 'Ciência e Você'

Garotada é levada ao laboratório e se transforma em pequenos cientistas

Por: Tatiane Rosset - Atualizado em

Ciência e Você - Catavento Cultural e Educacional
Engenho: Entre todas as instalações, as que mais agradam a meninos e meninas estão localizadas nesta área (Foto: Bruno Mattos)

Sempre há novidades no museu Catavento Cultural e Educacional, um complexo de 8.000 metros quadrados aberto quatro anos atrás que já recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes. A mais nova delas é a exposição Ciência e Você, que fica em cartaz até 14 de abril. Trata-se de uma instalação interativa destinada a crianças de 3 anos ou mais interessadas em bancar pequenos cientistas.

O espaço simula um laboratório de verdade. Procedimentos como lavar as mãos, tomar banho e usar jaleco são exigidos dos participantes pelos monitores logo na entrada — tudo na base da brincadeira, claro. Depois, a rotina de um especialista é reproduzida pela garotada, incluindo a manipulação de elementos químicos, representados por confetes ou água.

Ciência e Você - Catavento Cultural e Educacional 2
Exposição: Ciência e Você fica em cartaz até 14 de abril (Foto: Divulgação)

Assim que a brincadeira no laboratório terminar, aproveite a visita para explorar o histórico Palácio das Indústrias, onde fica o Catavento. Se os menorzinhos se entediarem na sala Universo, sobre corpos celestes, siga para o salão Vida. O espaço abriga, em uma área extensa, ensinamentos sobre biodiversidade e o corpo humano. Entre todas as instalações, as que mais agradam a meninos e meninas estão localizadas no Engenho. Ali, física vira diversão, e ser enganado por ilusões de ótica e brincar com bolhas de sabão faz parte do programa.

A parede de escalada Monte dos Sábios coloca a criançada em contato direto com grandes nomes da história, como Napoleão Bonaparte e Cristóvão Colombo. No entanto, apenas quem tem mais de 1,30 metro de altura pode ousar chegar até eles— nos fins de semana e feriados, é preciso retirar senha na recepção. Quando se cansar da caminhada, pare no agradável café. Com vista para o jardim central do palácio e comidinhas apetitosas, torna-se impossível não perder alguns minutos apreciando a vista. Dica: reserve três horas para conhecer tudo.

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO