Interior

Casas sem água na torneira são alagadas por chuva

Moradores de Itu, onde o racionamento acontece desde fevereiro por causa da estiagem, foram atingidos pelo temporal de segunda-feira

Por: Veja São Paulo

Manifestação Câmara Itu Água
Em setembro, moradores de Itu invadiram a Câmara Municipal durante protesto contra a falta de água (Foto: Denny Cesare/Codigo19/Folhapress)

Casas que estão sem água na torneira há vários dias foram alagadas pela chuva forte que caiu na tarde desta segunda-feira (3) em Itu, região de Sorocaba. Os alagamentos ocorreram em ruas do Jardim São Luís e da Vila Roma, bairros próximos do centro da cidade e que recebem água uma vez a cada dois dias. No São Luís, apenas em uma rua, cinco casas e um estabelecimento comercial ficaram inundados.

+ Mesmo com chuvas, nível do Cantareira cai para 11,9%

A cidade está sob racionamento drástico desde fevereiro deste ano em razão da estiagem. Moradores aproveitaram para encher baldes e armazenar água. Apesar da intensidade, a chuva não teve volume suficiente para alterar de forma significativa o nível dos mananciais que abastecem Itu, mas aliviou a rotina dos moradores. A expectativa é de que a chuva continue ocorrendo durante a semana.

Em Salto, cidade vizinha, ainda não houve recuperação dos mananciais e o racionamento prossegue dia sim, dia não. Em Sorocaba, a Represa do Éden, que abastece a zona leste da cidade, teve o nível aumentado de 25 para 50 centímetros, ainda insuficiente para mudar o racionamento na região.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO