Casamento

70 estilos de dizer sim

Ideias de surpresas e as tendências do momento para saborear, emocionar, divertir, sofisticar e economizar

Por: Júlia Gouveia e Carolina Romanini (com reportagem de Lívia Roncolato. Colaboraram Sophia Braun, Ricky Hiraoka e Anna Carolina Oliveira) - Atualizado em

Noiva - casamento
Casamento: 70 estilos de dizer sim (Foto: Fernando Moraes)

 

  • Vestidos de Princesa Moderna

Há dois modelos mais em voga para os vestidos: o de princesa, com tule sob a saia e justo no corpo, e o romântico à moda antiga, cheio de renda e balanço. O modelo R.Rosner (foto acima), representante do primeiro caso, custa 12 000 reais.

 

  • Coque alto

O visual de santidade está em baixa. As noivas querem ficar lindas, como capas de revista”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi. Sai, então, o visual “meio preso”, com mechas bagunçadas, e volta o penteado perfeito, com o coque alto, no topo da cabeça.

 

  • Cadeira de “cristal”

Elas mesclam design antigo a acrílico como matéria-prima. Estão virando hit nos espaços chiques. 100% Eventos. 12 a 80 reais o aluguel da unidade, mais frete. Rua Padre Domingos Tonini, 101, Vila dos Remédios, Tel.: 3604-8039.

 

+ Marco Antônio de Biaggi ensina a fazer quatro penteados de noiva

+ Confira uma seleção de vestidos de noiva

 

  • Ilha de sucos e águas aromatizadas

Adequados para refrescar as festas diurnas ou aquelas realizadas no campo ou na praia, os sucos ganharam novos sabores. Entre os preferidos estão o de limão com manjericão e o de melancia com água de coco. Eles são servidos em suqueiras com cara vintage, geralmente ao lado de águas aromáticas. Ferrara Gastronomia e eventos. 15,90 reais por pessoa. Rua Indiana, 934, Brooklin, Tel.: 5094-0037.

Suqueira vintage - Capa Casamentos 2320
Sucos refrescantes: uma boa sugestão para festas diurnas (Foto: Divulgação)
  • Só meninos ou só meninas no lugar do tradicional casal de pajem e daminha

Quebrar convenções e chamar ao altar apenas as pessoas especiais é um dos mandamentos de hoje. Isso serve para as daminhas e os pajens, que podem entrar em turmas de apenas meninos ou meninas. “Quem não tem um casal de crianças próximas, como seria tradicional, fica livre para inventar outras combinações”, diz Simone Koh, da assessoria WonderWeds.

 

  • Câmeras aéreas para imagens de momentos-chave

Para capturar imagens aéreas de momentos-chave (como a chegada da noiva à igreja), a produtora GoCam utiliza um mini-helicóptero com câmera, controlado por controle remoto. Ele alcança 300 metros de altura. Gocam. A partir de 2 000 reais. Tel.: 98365-8080, www.gocam.com.br.

  • Mesa de chocolates

Uma aposta de apelo garantido para os docinhos é a mesa especial de chocolates variados (brigadeiro, barrinhas recheadas...).

Lembranças aos padrinhos - Capa Casamentos 2320
A moda agora é mandar entregar a caixa de lembranças aos padrinhos pela manhã (Foto: Divulgação)
  • Lembranças para os padrinhos

A moda agora é mandar entregar a caixa com lembranças aos padrinhos pela manhã. Jeniffer Bresser. de 150 a 500 reais. Tel.: 3755-0282.

 

+ Dicas para escolher o local do seu casamento

+ Qual calçado usar no grande dia? Levantamos algumas opções

 

  • Topo de bolo de porcelana

No lugar dos bonequinhos de biscuit caricaturais, elegantes noivinhos de porcelana enfeitam o topo de bolos (muitos não levam nada). Os mais cobiçados são os da marca espanhola Lladró, vendidos aqui pela Began Antiguidades. 1 200 a 3 000 reais. Rua da Consolação, 2250, Consolação, Tel.: 3257-0200.

Noivinhos de porcenalana - Capa Casamentos 2320
Noivinhos de porcelana: os mais cobiçados são o da marca espanhola Lladró (Foto: Divulgação)
  • Degustação de cervejas premium

Cada vez mais participantes nos preparativos, os noivos estão contribuindo com uma tendência para substituir o bar de caipirinhas: as estações de cervejas premium, nacionais e importadas. Dá para acertar a ideia direto com o bufê, mas contratar um serviço especializado ajuda a garantir a temperatura ideal para cada rótulo. Help! Bar. A partir de 14 reais por pessoa (mínimo de 300 convidados). Rua Pirajussara, 193, Butantã, Tel.: 3032-4450.

 

  • Decoração com origamis

No formato de uma ave, o origami de tsuru é um dos símbolos queridinhos das noivas antenadas. Diz a lenda que quem fizer 1 000 dobraduras da figura terá um pedido realizado. Dá até para usá-lo no topo do bolo ou em decoração descontraída: unindo um a um em fios invisíveis, eles ficam charmosos dependurados sobre o altar, por exemplo.

Tsuru - Capa Casamentos 2320
Pode ser usado na decoração ou até mesmo no bolo (Foto: Divulgação)
  • Taxi para a lei seca

Pensando no maior rigor da Lei Seca e na segurança dos presentes, organizadoras recomendam o agendamento de táxis (de ponto próximo ou cooperativas) para oferecer aos amigos no fim do evento.

 

  • Dia da noiva em casa

O tradicional dia da noiva no salão também foi para dentro de casa ou de um quarto de hotel, onde uma equipe cuida exclusivamente da estrela da noite e de suas convidadas ilustres, longe da barulheira e dos olhares curiosos. Liceu de Maquiagem. 1 600 a 2 400 reais (noiva) e 500 reais (cada madrinha). Rua Pedro Taques, 110, Consolação, Tel.: 3083-0500. C. Kamura. 5 000 a 10 000 reais (pacote com noiva, mãe e duas madrinhas). Rua da Consolação, 3679, Jardim Paulista, Tel.: 3061-5500.

 

  • Para substituir os cupcakes

As confeiteiras adotam os minibolos, ideais para ser levados como lembrancinha e comidos em casa.

Minibolos - Capa Casamentos 2320
Minibolos: depois da febre dos cupcakes (Foto: Divulgação)
  • Novas maneiras de jogar o buquê

Jogar o ramalhete é uma das tradições favoritas das mulheres, mas há quem opte por sorteá-lo de maneiras diferentes. Eis uma brincadeira que tem se tornado popular (foto): com os olhos fechados, a anfitriã vai cortando as várias fitas que estão amarradas ao arranjo. A sortuda que estiver segurando a última tira que sobrar fica com ele. Outra ideia faz sucesso na internet: o buquê é colocado em uma caixa de acrílico, trancada com correntes e cadeado. Para abrir, várias chaves são distribuídas entre as candidatas.

Hora de jogar o buquê - Capa Casamentos 2320
Hora de jogar o buquê: novas brincadeiras e maneiras (Foto: Marcelo Andrade)
  • Convite sem erro

Em paralelo à enxurrada de invenções, o estilo clássico voltou com tudo, afirma Fernanda Floret, do blog Vestida de Noiva. “Decoração em tons de verde e branco, buquê de cascata, bolo com quatro andares e convite com lacre de cera (foto) afastam o risco de cair no brega.”

Convites de casamento - Capa Casamentos 2320
Convites de casamento: o estilo clássico voltou com tudo (Foto: Divulgação)
  • Quanto vale o show de famosos

Antes coisa de núpcias AAA, os shows de artistas famosos se disseminaram. O cantor Latino dedica 70% de sua agenda aos casórios. “Em São Paulo, faço ao menos um por semana”, relata ele, colecionador de causos matrimoniais. “Já fui cantado por noiva e por noivo, e vi até amante dar escândalo na festa.” Abaixo, quanto cobram os quatro mais solicitados. “Uma das razões da popularidade desses artistas é que não se limitam ao próprio repertório”, diz a assessora de casamento Heloísa Juliato.

 

+ Dicas para sua pele, cabelo e corpo em Beleza de Blog

 

Artistas convidados para cantar em casamento - Capa Casamentos 2320
Latino e outros: núpcias AAA (Foto: Divulgação/Reginaldo Teixeira/Washington Possato/Marcos Pinto)

 

  • Cobertura jornalística ao vivo

Em atenção aos convidados ausentes, há quem contrate cobertura on-line da celebração. As fotos tiradas são postadas em tempo real nas redes sociais, enquanto uma jornalista comenta o que acontece no evento. Foto Studio Equipe. A partir de 10 000 reais. Rua Andrea Paulinetti, 406, Brooklin, Tel.: 5183-9229.

 

  • Amêndoas são o novo bem-casado

Oferecidas em pacotes como lembrancinhas, amêndoas e dragées voltaram, substituindo o bem-casado, que passou a frequentar a mesa dos docinhos.

Amêndoas e dragées - Capa Casamentos 2320
Amêndoas e dragées: substituição ao bem-casado (Foto: Divulgação)

 

  • Um mimo para os pais

Um bom mimo para os pais antes da cerimônia são lencinhos de algodão bordados com mensagens bonitinhas (ou engraçadas, a depender do perfil da família).

 

  • Mesa de carteado para os homens

Mesas de carteado podem distrair os homens ao final da noite, enquanto as garotas dançam à vontade. Cassinera. A partir de 220 reais o aluguel da mesa. Rua Lavradio, 73, Barra Funda, Tel.:  2854-7388.

Buquê de broches - Capa Casamentos 2320
Buquê de broches, dobraduras e outras decorações: até a própria noiva pode fazê-lo (Foto: Divulgação)
  • Buquês sem flores

Buquês de corações de feltro, broches e até dobradura de papel valem para casos informais. “A própria noiva pode fazer”, sugere Sammia Vilela, do blog Casando sem Grana. O aluguel do da foto, da Casa Vasconcellos, com minipérolas e cristais, custa 1 520 reais. Rua Peixoto Gomide, 1801, casa 4G, Jardim Paulista, Tel.: 3083-0787.

+ Todas as tendências do mundo fashion no blog São Paulo na Moda

+ Acessórios para ficar linda no altar

 

  • Vasinhos de flores na decoração

Mesas decoradas com flores plantadas, como orquídeas, fazem a alegria de quem gosta de levar o vasinho embora. Isso faz com que a ocasião seja lembrada por muito mais tempo.

Balas - Capa Casamentos 2320
Balas de coco sofisticadas: com recheio de pistache, brigadeiro e nozes (Foto: Divulgação)
  • Bala de coco com classe

Em versões recheadas de pistache, brigadeiro e nozes, entre outros, as balas de coco se impuseram na mesa de doces, de café ou empacotadas, como forma de lembrancinha. Danielle Andrade. 85 a 95 reais o quilo. Rua Ministro Godói, 524, Perdizes, Tel.: 3675-5079.

 

  • Gravatas slim para noivos moderninhos

As gravatas slim são ótimas para noivos moderninhos. “E também os modelos borboleta estampados, para casamentos durante o dia”, diz Mariana Fernandes, do ateliê Pó de Arroz.

Gravata slim - Capa Casamentos 2320
Gravata slim: uma ótima opção para noivos moderninhos (Foto: Divulgação)
  • Vídeo editado no dia da festa

Já dá para ver o vídeo uma hora depois do “sim”. Algumas empresas trabalham com o chamado same day edit: após o jantar, um clipe com os melhores momentos passa no telão. rodrigo Zapico. 3 985 reais. Tel.: 2893-0679, www.rodrigozapico.com.br.

 

  • Jogar alpiste no lugar dos grãos de arroz

Noivas ecologicamente corretas estão trocando a chuva de arroz por alpiste ou semente de girassol. Motivo: evitar que passarinhos gulosos se engasguem ao comer os grãos do tradicional cereal que sobram no chão.

Passarinho - Capa Casamentos 2320
Passarinhos: substituição do arroz é ecologicamente correta (Foto: Divulgação)
  • Docinhos da infância estão de volta

Paçoquinha, cocadinha e outros sabores de infância estão no menu das principais doceiras.

 

  • Duas novas maneiras de levar as alianças:

1.       Com muita emoção

Em vez de pajens e daminhas, os avós — que ficavam sem lugar no altar — podem ser homenageados e conduzir os anéis. Assim como as crianças, eles têm direito a uma entrada à parte. Canções clássicas, caso de Carinhoso ou Fascinação, são perfeitas para o momento.

Video do casamento - Capa Casamentos 2320
Já dá pra ver o vídeo uma hora depois do "sim" (Foto: Nelson Alves Jr./FocoStudio.com)

2.       Com muita diversão

Se o objetivo é quebrar o gelo, os pets, que já se tornaram membros da família, são uma alternativa. Para não cansá-los, devem apenas participar da hora da entrega das alianças. É recomendável levá-los a adestradores para que aprendam a importante tarefa — e preparar a presença de espírito para o caso de tudo dar errado.

Pets - Capa Casamentos 2320
Pets: devem participar apenas da hora da entrega das alianças (Foto: Donfer Lu/GettyImages)
  • Destination Wedding: casamentos bem longe de casa

Uma vila no interior da Itália, uma igrejinha no Caribe, um castelo na França. Esses cenários, típicos de lua de mel, são antecipados para a cerimônia de casais cansados dos salões tradicionais. A vantagem para os noivos é que a empreitada internacional pode sair mais barata que uma festa tradicional, já que os convidados (em geral, só vão os muito próximos) costumam bancar as despesas de viagem. “Uma festa para sessenta pessoas em um castelo na Europa custa a partir de 50 000 reais, quase o mesmo valor de uma recepção de médio porte em São Paulo”, estima Jacqueline Mikahil, diretora da Be Happy Viagens, agência especializada no serviço. Os destinos mais procurados são Paris e Vale do Loire, Toscana e Cancún. Be Happy Viagens. Cobra 400 dólares pela consultoria, retornáveis caso o negócio seja fechado. Alameda dos Aicás, 1306, Moema, Tel.: 5041-1243.

Casamento no exterior - Capa Casamentos
Festas no exterior: mais baratas do que algumas recepções em São Paulo (Foto: Nelson Alves Jr./FocoStudio.com)
  • Casamentos íntimos, feitos em casa

Em contrapartida, os miniweddings são um hit na cidade: festas para, no máximo, 100 convidados, e frequentemente dentro da casa de uma das famílias. “O bacana é que, com o mesmo orçamento, dá para investir em fornecedores de mais qualidade”, opina Fernanda Suplicy, criadora do site Yes Wedding.

 

  • Balões de gás hélio na pista de dança

Quando a pista de dança é aberta, a surpresa está lá: dezenas de balões de coração inflados com gás hélio, presos por fitas longas o bastante para eles serem puxados. AS Balloon. A partir de 1 300 reais 100 unidades. Tel.: 2236-2919, www.asballoon.com.br. Detalhe Balões. 15 a 18 reais a unidade. Tel.: 4329-4662, www.detalhesbaloes.com.

Balão - Capa Casamentos 2320
Balões de casamento: surpresa na pista de dança (Foto: Divulgação)

After-party para os íntimos

Sabe aqueles vinte ou trinta amigos que permanecem firmes até o final da noite? Uma novidade para eles está começando a pegar nas bodas mais estreladas. A esticadinha acontece em um ambiente menor da casa de eventos, com som ambiente tranquilo e, em geral, café da manhã no cardápio. A Casa Petra, dos sócios Luciano Martins e Fábio Mattar Puppi, disponibiliza espaço para o fim de festa no 2º andar. O salão, com capacidade para 300 pessoas, sai por 20 000 reais, enquanto os dois pisos de baixo custam 35 000 ou 50 000 reais. O casal pode aproveitar e passar a noite de núpcias em uma suíte no local e sair até as 18 horas do dia seguinte. Avenida Aratãs, 1010, Moema, Tel.:  5053-2231.

 

  • Hastag para encontrar as fotos postadas na rede

Placas na entrada, cardápios ou o site do casamento podem ser usados na divulgação de uma hashtag para que fique mais fácil achar as fotos postadas nas redes sociais.

Compota - Capa Casamentos 2320
Compotas, geleias e outras soluções caseiras: econômicas, mas trabalhosas (Foto: Sheila Oliveira)
  • Lembrancinhas feitas em casa

Solução econômica, mas um pouco trabalhosa, para as lembrancinhas: potinhos com geleias, compotas ou outras receitas caseiras feitas pelos noivos ou suas mães.

 

  • Projeções com efeitos especiais

A invenção do momento para quem gosta de impressionar é contratar empresas que façam projeções mapeadas. Da fachada da igreja a ambientes internos, é possível lançar as imagens e efeitos 3D em espaços enormes, que chegam a se movimentar em sincronia com as batidas as músicas. os orçamentos variam, mas o investimento, em geral, começa a partir de 10 000 reais. Bio Delic. Tel.: 5044-3690, www.biodelic.com.br. Cinemarts VJs. Tel.: 98116-0948, www.cinemartsvjs.com.

Video Mapping - Capa Casamentos 2320
Projeções mapeadas: invenção do momento (Foto: Divulgação)
  • Comidinhas na pista

Para alimentar o povo que se joga na balada e amainar os efeitos do álcool, guloseimas são colocadas perto da pista. Vale contratar um pipoqueiro ou pedir a um garçom que passe com um tabuleiro de doces.

 

  • O dourado é a cor do momento

O dourado é a cor do momento. Aparece nas mesas, nas cadeiras e até no bolo. Seu concorrente direto, o prata, ficou em segundo plano.

 

  • Aroma exclusivo para a festa

Mais uma moda dos mais chiques: projeto de ambientação olfativa, com fragrâncias criadas exclusivamente para a ocasião. Os preços variam de 1 000 a 30 000 reais na Mon Absolu. Rua Normandia, 90, Moema, Tel.: 2371-5999.

Bolo com várias coberturas - Capa Casamentos 2320
Bolo de casamento com diversas coberturas: mashmallow, buttercream, paçoca e outras delícias (Foto: Lucas Lima)
  • Naked Cakes: bolos sem cobertura...

A pasta americana ainda reina, mas anfitriões gourmets estão adotando uma receita bem mais saborosa, sem cobertura, que começa a se espalhar pelas melhores confeitarias da cidade. Com os ingredientes deliciosamente à mostra, os naked cakes ganharam força nos estados unidos a partir de 2010. Apesar dessa simplicidade aparente, estruturar tantos elementos é tarefa cuidadosa. Para evitar que a obra se desmanche com o transporte, Manoela Andrade, escultora da opção da foto, monta a peça no local da festa. Manô Andrade Doces. 85 reais o quilo. Tel.: 3586-9872, www.manodoces.com.br

+ Saiba mais sobre esses "bolos pelados"

 

  • ...Ou com coberturas versáteis

Outra opção cada vez mais comum é manter a cobertura, mas com gostosuras como marshmallow, buttercream ou paçoca com chocolate branco.

Naked Cake - Capa Casamentos 2320
Naked cake: febre nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
  • Pista de LED

É uma festa por si só: a pista de LED, novidade da Ambiente Lighting, é composta de módulos de 50 por 50 centímetros. Cada um pode reproduzir uma imagem diferente ou criar um único desenho. Dá para montar quadriláteros de tamanho variado, com, no máximo, 6 por 6 metros. Ambiente Lighting. A locação sai em torno de 20 000 reais. Tel.: 3831-2269, www.ambientelighting.com.br.

Pista de led - Capa Casamentos 2320
Pista de led: locação sai em média por 20 mil reais (Foto: Divulgação)
  • Gravatas diferentes para os pais

Dá para inovar na padronização de gravatas de padrinhos e escolher cores especiais para os pais. Os tons pastel, que geralmente combinam melhor com o vestido das acompanhantes, são os mais usados. Bordô e xadrez também ficam bem, principalmente em cerimônias à noite.

 

  • Pirulitos divertidos

A Mélie Douces vende pirulitos de chocolate em formatos pensados para render fotos engraçadas. A partir de 4 reais a unidade. Tel.: 2628-2898, www.meliedouce.com.br.

Pirulitos divertidos - Capa Casamentos 2320
Pirulitos que rendem fotos divertidas: da Mélie Douces (Foto: Divulgação)
  • Rústico-Chique

Já ouviu falar do rústico chique? É a pedida para noivos em busca de atmosfera de simplicidade, mas com bufê de cidade grande. Realizado em chácaras ou fazendas, o casamento atravessa o dia, com dez, doze horas de duração.

 

  • Guitarra no som da igreja (se ela permitir)

Para incrementar a saída dos recém-casados do altar, um guitarrista acompanha a orquestra na música final. As canções campeãs para esse momento são Can’t Stop Lovin’ You, do Van Halen, ou Beautiful Day, do U2.

Placas divertidas - Capa Casamentos 2320
As pistas de dança ficam repletas de placas divertidas e espirituosas (Foto: Divulgação)
  • Placas animadas para fotos descontraídas

Depois dos óculos de neon e da estola de plumas, as pistas de dança ficam repletas de plaquinhas divertidas. Com frases espirituosas, os adereços são passados de mão em mão pelos convidados e também deixam as fotos mais animadas.

Double Feuille da Pâtisserie Le Jardin Secret
Double feuille da  Pâtisserie Le Jardin Secret: recheio de chocolate com toques de rosa e lavanda (Foto: Divulgação)
  • Docinhos com flores

A pâtisserie Le Jardin Secret produz docinhos que levam na receita flores cristalizadas, importadas do sul da França. O double-feuilles (foto), além do recheio de chocolate, tem toques de rosa e lavanda. Le Jardin Secret. A unidade sai por 6 reais, com encomendas sob consulta. Rua Harmonia, 293, Vila Madalena, Tel.: 2537-3819.

 

  • Flores solidárias

Após tanto tempo planejando o enlace dos sonhos, dá pena ver os lindos arranjos de flores terminando no lixo. A ONG Flor Gentil recolhe as plantas que vão ser descartadas no dia seguinte ao evento e as distribui em asilos. Flor Gentil. Tel.: 3031-5861, www.florgentil.com.br.

Buquê - Capa Casamentos 2320
ONG Flor Gentil:  flores distribuídas em asilos (Foto: Divulgação)
  • Massagem para os pés cansados

Depois que os sapatos de salto alto foram descalçados e as gravatas, afrouxadas, entram em cena massagistas para os ombros e os pés dos convidados. “Nós nos preparamos para atender de 40% a 60% dos presentes”, diz Luís Fernando Bernardo, da Clínica Oriental, que cobra 500 reais por terapeuta. Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 285, Jabaquara, Tel.: 5592-1445.

 

  • Convite para daminhas e pajens

A caixa-convite faz ainda mais sucesso entre as daminhas e os pajens. Recheada de docinhos, ela pode ter uma foto da criança e o pedido irrecusável: quer ser minha daminha?

Convite Dama de Honra - Capa Casamentos 2320
Caixa convite: pedido irrecusável (Foto: Divulgação)
  • Marmitinha sem vergonha

Para acabar com o constrangimento de pegar tias e primos no flagra enfiando docinhos na bolsa, caixinhas ficam à disposição ao lado da mesa de doces, para ser recheadas à vontade.

 

  • O vestido combina com o bolo?

Pormenores do vestido podem ser usados para decorar o bolo: a Fleur de Sucre reproduz com pasta americana elementos marcantes do tecido, como rendas ou apliques de flores. fleur de sucre. Preços sob consulta. Rua da Mata, 191, Itaim Bibi, Tel.: 3078-3082.

Caviar espanhol - Capa Casamentos 2320
Canapés com caviar espanhol: pode custar até um terço do tradicional (Foto: Divulgação)
  • Caviar mais barato

Importado da Espanha, o caviar de peixes como o mujol e o arenque pode custar até um terço do tradicional, de esturjão. O quilo, vendido pela BR Food, sai por 350 reais. Mas cuidado com a barganha: se o restante não estiver à altura do glamour da iguaria, o efeito poderá ser apenas pedante. BR Food. Tel.: 3221-9243, www.brfood.com.br.

 

  • Receitas brasileiras sofitsitcadas

Ganham força nos cardápios dos bufês os pratos bem brasileiros, como o bobó de camarão e a moquequinha de peixe. Aqui, o zelo necessário é com a apresentação: pequenas porções ajudam a garantir a elegância.

Bobó de camarão - Capa Casamentos 2320
Simplicidade: pratos brasileiros como o bobó de camarão e moquequinha de peixe no cardápio (Foto: Leandro de Moraes Castello)
  • Meias à mostra

em cores berrantes, como amarelo, vermelho e verde, meias coloridas ajudam a distinguir os padrinhos. Na hora do clique oficial, é só erguer um pouco a barra para revelar os tons escolhidos.

 

  • Casamentos no inverno

Fez frio no casamento ao ar livre? Deixe mantinhas dispostas nas cadeiras para as convidadas.

Fingerprint Tree - Capa Casamentos 2320
Fingerprint trees: cada pessoa carimba sua digital no desenho de uma árvore (Foto: Divulgação)
  • Presença marcada

No lugar dos livros de assinatura, a nova mania são as fingerprint trees: cada pessoa carimba sua digital no desenho de uma árvore (ou outros objetos, como na foto). Dá para fazer em casa ou encomendar. Noiva Diferente. a partir de 90 reais a figura com 30 por 42 centímetros. Tel.: 99614-5574. www.noivadiferente.com.br.

 

  • Orquestra particular

O infinito é o limite na competição de luxo dos casamentos mais refinados da cidade. Para quem tem bolso, nada de quarteto de cordas: a ordem são os corais e orquestras com grandes formações, superiores a vinte integrantes. “elas querem que a entrada seja triunfal”, justifica a maestrina Rita Del Chiaro. No ano passado, sua empresa realizou uma cerimônia com 120 músicos na capela do Sion — o que custou 35 000 reais. Coral Del Chiaro. Avenida Jamaris, 616, Moema. Tel.: 5051-3234.

Coral Del Chiaro - Capa Casamentos 2320
Orquestra e coral particular: entrada triunfal (Foto: Divulgação)
  • Agito na pista de dança

Além de canções pop contagiantes, uma novidade ajuda DJs bem equipados a convocar os comensais para a pista de dança: a projeção do nome de todos eles nas paredes do salão.

 

  • Drinque em cubos

Especializada em alta coquetelaria, a Flair Brasil criou a melancia alcoólica: pedaços da fruta são colocados em uma máquina a vácuo com doses de mojito. Há também a opção que combina abacaxi com apple martini. Flair Brasil. O menu com drinques desse tipo tem custo adicional de 3 000 reais. Rua Tangará, 210, Vila Mariana, Tel.: 5539-4486.

Mojito - Capa Casamentos 2320
Cubos de melancia alcoólica com doses de mojito: alta coquetelaria (Foto: Divulgação)
  • Menu degustação

Menus degustação são alternativa ao serviço tradicional em celebrações descontraídas. Assim como nos escondidinhos, massinhas e demais itens dos cardápios de finger food, são pratos pequenos o suficiente para comer em pé. A diferença é que cada louça inclui pequenas porções de aproximadamente três receitas, como ragu de cogumelos, cubinhos de lombo e risoto.

 

  • Decoração suspensa

Encher o salão de flores já não é o bastante. A decoração aérea virou objeto de desejo. “Fazemos o máximo de coisas possível pendendo do teto, como pergolados cobertos por flores, velinhas suspensas e lustres”, explica o decorador José Antonio de Castro Bernardes. O orçamento varia muito de acordo com o espaço e a matéria-prima. “Tudo vai da criatividade: com 100 velas penduradas lá em cima, por exemplo, já se tem um efeito mágico, por menos de 1 000 reais.”

Jardim aéreo - Capa Casamentos 2320
Decoração aérea: o orçamento varia de acordo com o espaço e a matéria-prima (Foto: Divulgação)
  • Jantar de ensaio

Quem assiste a seriados americanos deve conhecer o rehearsal dinner, ou jantar de ensaio, no qual os noivos recebem um pequeno grupo de familiares e padrinhos. “É ótimo para aproximar quem não se conhece direito”, diz Babi Leite, sócia da assessoria que leva seu nome. Esse encontro informal está pegando por aqui.

 

  • Originalidade no espaço reservado aos fumantes

No espaço reservado aos fumantes, um pouco de originalidade: uma variedade de cigarros e charutos especiais. O decorador saberá como dispor a cortesia da melhor maneira.

 

  • Day spa com as madrinhas

As tradicionais festas de solteira foram trocadas por uma curtição zen ao lado das amigas, com direito a massagens e tratamentos capilares — na maioria das vezes, o chá de lingerie também acontece ali. O encontro é marcado para até uma semana antes do casamento. Laces and Hair. A partir de 500 reais por pessoa. Rua da Consolação, 3149, Jardim Paulista, Tel.: 3062-8411.

Aplicativo para casamento - Capa Casamentos 2320
Aplicativos úteis: ajuda digital (Foto: Divulgação)
  • Aplicativos que salvam vidas – ou casamentos

Recém-lançado, o Casando (para iOS; gratuito), da blogueira Fernanda Floret, tem um checklist com 170 tarefas, planilha de gastos e pastinha para guardar fotos de referências. O Fábrica de Casamento (para iOS; gratuito) faz até contagem regressiva para o grande dia e dispõe de canal de fornecedores. Em inglês, o Wedding Dress Look Book (para Android e iOS; gratuito) indica os modelos de vestido de noiva mais adequados para cada biotipo.

 

  • Convites com embalagem especial

A S-Cards criou uma linha de capas personalizadas para convites (substituem os saquinhos de plástico). Os desenhos podem ser da fachada da igreja ou de algum outro elemento do casamento. O custo adicional é de 8 reais por convite. Para lacrar, a sugestão são fechos banhados a ouro com o monograma do casal (a partir de 12 reais cada lacre). S-Cards. Rua das Margaridas, 191, Brooklin, Tel.: 5102-4565.

Capa para convite - Capa Casamentos 2320
Capas para convites da S-Cards: R$8 (Foto: Duvulgação)
  • Monitores para os pequenos

Para não afastarem os casais com filhos pequenos da festa, muitos eventos contam hoje com uma área de recreação e monitoramento. Especializada no serviço, a equipe da Fadas Madrinhas leva até o local da festa jogos de tabuleiro, tapetinho e, inclusive, uma área de soninho para crianças entre 2 e 10 anos. Canetinhas e tintas estão proibidas. “Elas mancham o mobiliário alugado”, lembra Renata Sertório, proprietária da empresa. Fadas Madrinhas. 1 170 reais o serviço de quatro horas para até doze crianças, Tel.: 99750-3000. www.fadasmadrinhas.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO