Mostra

Casa Cor inventando moda

Na 26ª edição do maior evento de arquitetura e decoração do país, projetos são inspirados pelas novidades das passarelas

Por: Carolina Giovanelli

Nakao - Casa Cor 2271
Nakao: quarto com ares de outono e móbile de origami (Foto: Cida Souza)

A combinação entre o universo da moda e o da decoração nunca esteve tão em alta. Prova disso são os criadores das passarelas que andam se aventurando em elaborar objetos para o lar. É o caso do mineiro Ronaldo Fraga, que no começo do ano assinou mais uma linha de acessórios para a loja Tok&Stok (tarefa que Alexandre Herchcovitch e Amir Slama já haviam encarado). Grandes grifes internacionais também têm invadido o território dos projetos arquitetônicos. O estilista italiano Giorgio Armani, por exemplo, imprimiu seu estilo recentemente em um segundo hotel que leva seu sobrenome, desta vez em Milão.

+ Confira na galeria de fotos dez ambientes da Casa Cor 2012

Antenados com as tendências do segmento, os organizadores da Casa Cor, o principal evento de arquitetura e decoração do país, escolheram o tema moda, estilo e tecnologia para a 26ª edição da mostra. De terça (29) a 22 de julho, 94 ambientes repletos de novidades do setor se espalham pelo Jockey Club, na Cidade Jardim. “Esperamos receber 180.000 pessoas, um recorde em nossa história”, diz Angelo Derenze, presidente da Casa Cor, que pertence ao Grupo Abril.

+ Nostalgia: móveis e objetos de decoração

+ Guia de decoração para cinéfilos

+ Decoração: luxo para praia e campo+ Confira as dicas de moda e maquiagem de Isabella Fiorentino

A modelo gaúcha Gisele Bündchen foi escolhida como a principal homenageada do evento. Ainda sem confirmação, existe a chance de que ela apareça por lá para visitar o jardim sustentável, enfeitado com uma escultura sua, da artista plástica Bia Doria, construída com madeira de reflorestamento. A preocupação com o meio ambiente, inclusive, está presente na exibição. “A sustentabilidade já faz parte de nosso DNA. Durante a montagem, distribuímos uma cartilha para todos os profissionais com dicas sobre como evoluir nessa área”, explica Derenze. O espaço dedicado a Gisele integra o programa chamado Casa Talento Fashion, que receberá, às quintas-feiras, desfiles de moda com roupas elaboradas por artistas da Casa de Criadores. Outro ambiente, similar a uma galeria de arte, terá móveis, bibelôs e figurinos, além de servir de passarela fashion.

Jóia Bergamo - Casa Cor 2271
Criação da arquiteta Jóia Bergamo inspirada pelo estilista japonês Kenzo takada: formas geométricas (Foto: Cida Souza)

Vale prestar atenção no quarto e na sala projetados pelo estilista paulistano Jum Nakao, que lembram um bosque nos períodos do outono e do inverno. Encantam os móbiles, um em forma de gotas d’água e outro com origamis de pássaros, que pairam sobre os ambientes. “Vestir uma casa é muito próximo de vestir uma pessoa, pois utilizo a percepção humana como matéria-prima. Tanto a casa quanto as roupas se mostram uma extensão de quem as possui”, afirma Nakao. Em reconhecimento a seu trabalho, o estilista japonês Kenzo Takada ganhou um quarto e uma sala planejados pela mineira Jóia Bergamo. “Tive em mente suas coleções mais geométricas e sua preferência por temas florais”, conta ela. Entre os dez homenageados, aparecem ainda a consultora de moda Costanza Pascolato e o produtor Paulo Borges.

Cenários recheados de aparatos tecnológicos também marcam presença no evento. Um software foi desenvolvido especialmente para encontrar livros a partir de um tablet na biblioteca montada pela arquiteta Clélia Regina Ângelo. No espaço imaginado por Débora Aguiar, o público poderá conferir a reprodução de uma casa com comandos automatizados de abertura de cortinas e de regulagem de áudio e vídeo. A faceta tecnológica será vista ainda durante a Casa Hotel, exibição voltada para o setor hoteleiro, segmento da Casa Cor, que ocorre paralelamente no mesmo local. Empresários do turismo vão conferir reproduções de lojas, bares, suítes e recepções. Para as crianças, haverá oficinas com atividades educativas. E, depois de conhecerem as novidades do setor (e tirarem ideias do que fazer em sua própria casa ou negócio), os visitantes terão a oportunidade de comprar os produtos expostos com até 70% de desconto, em um disputado saldão que começa em 19 de julho.

Casa Cor 2271
Jardim sustentável dedicado a Gisele Bündchen, que mereceu uma escultura: o espaço servirá como passarela fashion (Foto: Fernando Moraes)

O EVENTO

Tema: moda, estilo e tecnologia

Público esperado: 180.000 pessoas (recorde da mostra)

Tempo de montagem: três meses

Ambientes: são 94 cenários elaborados por arquitetos, paisagistas, designers e decoradores, que mostram seus trabalhos na Casa Cor, na Casa Hotel e na Casa Talento Fashion, essas últimas voltadas, respectivamente, para o setor hoteleiro e a moda

Homenageados: entre as dez celebridades, estão a modelo Gisele Bündchen, a consultora de moda Costanza Pascolato e o produtor Paulo Borges

Fonte: VEJA SÃO PAULO