Evento

Casa Cor: 25 anos de evolução

Edição deste ano, que será aberta na terça (24), espera receber 200.000 visitantes

Por: Manuela Nogueira

Casa Cor 2218
Salas confortáveis: espaço projetado por Zoe Gardini para o evento de 2011 (Foto: Mario Rodrigues)

Em 1987, quando uma mansão nos Jardins abriu suas portas para a primeira edição da Casa Cor em São Paulo, 22 ambientes foram apresentados. O mercado de decoração era carente e, para compor os espaços, muitos arquitetos trouxeram mobiliário e objetos de suas próprias residências. Passadas mais de duas décadas, a mostra se sofisticou e ficou muito maior. A próxima edição, que será aberta para o público nesta terça-feira (24), conta com 110 ambientes e deve receber 200.000 visitantes até 12 de julho, no Jockey Club.

A feira é considerada o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo do continente americano. “É um marco nessa atividade”, diz o arquiteto Jorge Elias. Atualmente, ela está presente também no Chile, no Panamá, no Peru, no Uruguai e em dezessete cidades do território nacional. “Virou uma paixão brasileira”, afirma Angelo Derenze, presidente da Casa Cor.

Olhar a história do evento é uma boa forma de avaliar as principais transformações ocorridas na decoração nesse período. Alguns modismos ficaram para trás. Deram lugar a conceitos modernos que refletem um novo jeito de morar. “A cozinha era para as funcionárias, agora é um ponto de encontro”, exemplifica o arquiteto Leo Shehtman, que só não participou de duas edições da feira.

  • Casa Cor: sala de estar

    Atualizado em: 21.Mai.2011

    Atualmente, conforto é a prioridade na hora de decorar esse ambiente
    Saiba mais
  • Casa Cor: banheiro

    Atualizado em: 21.Mai.2011

    Cômodo mais reservado dos imóveis aumentou de importância ao longo dos anos
    Saiba mais
  • Casa Cor: cozinha

    Atualizado em: 21.Mai.2011

    Nos últimos anos, cômodo passou a ser espaço de convivência
    Saiba mais
  • Casa Cor: quarto

    Atualizado em: 21.Mai.2011

    Aposta para o cômodo é nas decorações mais neutras, que resistam a modismos
    Saiba mais
  • Casa Cor: vanguarda

    Atualizado em: 21.Mai.2011

    Algumas tendências antecipadas pela feira
    Saiba mais
  • A mostra de arquitetura, design e decoração chega à 29ª edição com 76 ambientes de jovens talentos e profissionais renomados como Roberto Riscala e Dado Castello Branco. Três temas guiam a Casa Cor deste ano: compartilhamento, o conceito de “menos é melhor” e a brasilidade, encontrada na abundância da cor verde e nos materiais e mobiliários nacionais das instalações. Há algum tempo na pauta da mostra, a questão da sustentabilidade aparece novamente, com iluminação totalmente de LED e reaproveitamento de recursos. De 26/5 a 12/7/2015.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO