Política

"Carreta Furacão na capital vai contrapor Chico Buarque no Rio", diz MBL

Lígia Martins, coordenadora do movimento pró-impeachment, confirma presença em manifestação de grupo que virou hit na internet

Por: Sérgio Quintella - Atualizado em

Carreta Furacão
Personagens da Carreata Furacão: sucesso no interior do estado (Foto: Reprodução)

Fofão, palhaço, Mickey, Popeye e Capitão América. O quinteto mais famoso da internet virá a São Paulo no próximo domingo (17)  para participar de manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Roussef. No mesmo dia, a partir das 14h, os deputados terminam de analisar o pedido de impedimento da petista.  

+ Telões na Paulista vão transmitir votação do impeachment

Vestindo fantasias de segunda mão que pouco se parecem com as dos desenhos originais, os integrantes da Carreta Furacão ganharam notoriedade ao sair pelas ruas de Ribeirão Preto, no interior do estado, há alguns anos dançando funk, reggae e samba, sempre acompanhados por um trio elétrico.

Um dos vídeos do grupo possui mais de 3 milhões de visualizações no You Tube.

 

Para conseguir trazer a trupe à capital paulista, o MBL promove uma campanha de arrecadação na internet. A ideia é conseguir 15 000 reais. O montante, de acordo com o movimento, seria suficente para bancar a passagem de dez pessoas e um cachê geral de 2 900 reais. "Juntamos um terço disso, mas vamos atingir a meta", diz Lígia Martins, coordenadora do MBL.

A escolha da turma de Fofão cover e companhia tem como objetivo contrapor, de forma irônica, a presença de artistas de esquerda em manifestações do PT contrárias ao afastamento de Dilma Rousseff. "Se o Chico Buarque cantou para a 'democracia vermelha', a melhor forma de respondermos à altura é chamando o pessoal da Carreta Furacão, ironiza Lígia, afirmando que "impeachment não é circo". 

+ Piloto da TAM é preso por tráfico de anabolizantes

O contrato não foi assinado, mas o lider do MBL, Kim Kataguiri afirma que até o final do dia as papeladas estarão assinadas, o que não é confirmado por Fabiana Cardoni, proprietária da Trenzinhos Dominium, empresa que gertencia a Carreta Furacão.

Nesta quarta-feira, o jornal Folha de S.Paulo mostrou que o criador do personagem Fofão, o ator Orival Pessini, não autorizou o uso da imagem e que poderá recorrer à Justiça caso seu desejo seja desrespeitado. 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO