Folia

Carnaval elegerá escola campeã de São Paulo a partir das 16h

Evolução será o critério de desempate deste ano

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Simone Sampaio, da Dragões da Real
Simone Sampaio, da Dragões da Real (Foto: Alice Vergueiro/Futura Press/Folhapress)

A apuração das notas das escolas de samba paulistanas do Carnaval 2015 acontece hoje, a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital. Evolução é o quesito que definirá a campeã deste ano. O critério de desempate foi definido na tarde de ontem, segunda (16), em sorteio feito pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo e vale para os Grupos Especial e Acesso.

+ Os altos e baixos da primeira noite de desfiles

No total, as agremiações foram avaliadas em nove quesitos, sendo que cada um foi avaliado por quatro jurados. A menor nota, que vai de oito a dez pontos, será descartada. Se considerando as notas de evolução, duas ou mais escolas continuarem empatadas na disputa, valerão como quesitos de desempate, respectivamente, harmonia, enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, bateria, samba-enredo e alegoria.

Como nos últimos anos, a apuração da escola campeã do Carnaval de São Paulo não será aberta ao público. Apenas dez representantes de cada agremiação poderão acompanhar o evento no Anhembi.

+ O que foi bem e o que foi mal na segunda noite de desfiles

Em reunião, realizada ontem pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo, foi confirmada a penalidade para a Acadêmicos do Tatuapé. A escola da Zona Leste, quinta a entrar na avenida na segunda noite de desfiles, vai iniciar a apuração com 1,1 ponto a menos por ter estourado em 1 minuto o tempo máximo permitido de desfile. O regulamento estabelece a redução de um ponto por excesso de prazo e um décimo a cada minuto a mais utilizado.

Dentre as favoritas ao título deste ano, estão Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. O desfile das campeãs, que reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, acontece nesta sexta-feira (20).

(Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO