Música

Cantor e compositor Marku Ribas morre aos 65 anos

Músico mineiro enfrentava um câncer de pulmão desde 2012. O velório ocorre neste domingo (7), em Belo Horizonte

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Marku Ribas
Marku Ribas (Foto: Divulgação)

O cantor, compositor e percussionista Marku Ribas morreu aos 65 anos, na noite de sábado (6), em Belo Horizonte, em decorrência de um câncer de pulmão. A doença foi descoberta em setembro de 2012. A causa da morte, de acordo com a família do músico, teria sido insuficiência respiratória.

Ainda segundo os seus familiares, Marku foi internado na quarta (3). Em seu perfil no Facebook, a produção do músico avisou, no sábado, que ele estava em coma induzido. O velório ocorre neste domingo (7), a partir das 9h, no cemitério e crematório Renascer, em BH. A cremação está marcada para 16h.

Nascido em Pirapora, no norte de Minas, Marco Antônio Ribas era conhecido no meio musical como um dos nomes mais ecléticos e criativos da MPB dos anos 70 e 80. Dono de um estilo que transitava por reggae, samba-rock, soul, batuque, funk, entre outros gêneros, ele foi o primeiro brasileiro a participar de uma música com a banda Rolling Stones. Em 1984, foi convidado por Mick Jagger para participar do clipe da música Just Another Night e, pouco depois, do disco Dirty Work.

Em 2012, Marku completou 50 anos de carreira. O primeiro disco, Flamingo, foi lançado em 1966. Desde então, lançou mais onze álbuns (em 2010, lançou 4 Loas) e fez parcerias com artistas como Chico Buarque, Wagner Tiso, Tim Maia e Marcelo D2. No cinema, atuou em filmes como Batismo de Sangue e Chega de Saudade.

Na Ilha de Santa Lúcia, onde viveu por dois anos, se encontrou com Bob Marley. Também viveu no Caribe, por quatro anos, e na Ilha de Martinica, por dois anos.

Marku deixa a mulher, Maria de Fátima Ribas, e as filhas Lira, atriz, e Júlia Ribas, cantora.

Veja uma seleção de músicas do cantor:

Zamba Bem

Beira d’Água (com Erasmo Carlos):

Colcha de Retalhos (com Ronaldo Boldrin)

Zi Zambi

Fonte: VEJA SÃO PAULO