Continua após publicidade

Cantareira volta a subir e nível chega a 15,6%

No cálculo novo divulgado pela Sabesp, porém, reservatório está com 12% de sua capacidade

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h41 - Publicado em 18 mar 2015, 11h48

O nível do Sistema Cantareira voltou a subir nesta quarta-feira (18). Na conta antiga, onde só o volume útil é considerado, o sistema passou de 15,3% para 15,6%. Já no cálculo novo, onde são somados os volumes útil e morto, o nível passou de 11,9% para 12%.

Esta foi a 12º alta consecutiva do Cantareira. No mês, a pluviometria acumulada é de 157,6 milímetros. O sistema registrou queda pela última vez no dia 1º de fevereiro.

Antes com 76,8%, o Guarapiranga opera com 77,4% nesta quarta-feira. Alto Tietê (22,2%), Alto Cotia (56,7%), e Rio Claro (40,6%) também registraram alta no novo balanço divulgado pela Sabesp. O único manancial que apresentou queda foi Rio Grande, que passou de 98,3% para 98,1%.

Mudança de cálculo

Continua após a publicidade

A segunda forma de visualização do cálculo de medição do volume de água armazenado no Sistema Cantareira faz parte da estratégia da Sabesp de dar mais transparência às informações sobre os mananciais, atendendo assim a recomendação do Ministério Público para que fossem detalhados, em formato gráfico, os volumes armazenados.

+ Confira as principais notícias da cidade

A companhia informou que, na prática, o volume armazenado. Hoje, existem 150,6 milhões de metros cúbicos para abastecer a população, enquanto o volume útil total do sistema é de 982 milhões de metros cúbicos. Considerando as duas reservas técnicas, porém, o volume armazenável sobe para 1,2 bilhão de metros cúbicos (Com Estadão Conteúdo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.