Continua após publicidade

Nível do Cantareira é o maior desde início do segundo volume morto

Sistema opera com 21,9% de sua capacidade, 0,7 ponto percentual a mais do que na segunda-feira 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 11h49 - Publicado em 8 dez 2015, 12h21

O Cantareira atingiu nesta terça (8) o maior nível desde que a segunda cota do volume morto foi incluída no cálculo do sistema, em outubro do ano passado. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o principal sistema hídrico de São Paulo subiu pelo sexto dia seguido e está há mais de um mês sem registrar nenhuma queda.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 21,9% da capacidade, segundo cálculo tradicionalmente divulgado pela Sabesp, que considera as duas cotas do volume morto como se fossem volume útil do sistema. A alta foi de 0,7 ponto porcentual. No dia anterior, os reservatórios que compõem o sistema estavam com 21,2%.

+ Confira as últimas notícias

Esse é o maior índice do Cantareira desde que os 105 bilhões de litros de água represados abaixo dos túneis de captação foram incluídos no cálculo, no dia 24 de outubro de 2014. À época, o sistema já operava com um volume morto de 182,5 bilhões de litros, acrescentado cinco meses antes. A adição da segunda cota fez o Cantareira saltar de 3% para 13,6%.

O Cantareira chegou a ficar com apenas 5% do volume armazenado de água em fevereiro, o menor valor registrado após os dois volumes mortos. Em recuperação lenta ao longo do ano, o sistema atingiu o ponto máximo de 20,2% em junho, mas depois voltou a oscilar.

Continua após a publicidade

A última baixa do Cantareira foi no dia 26 de outubro, quando o nível desceu de 15,7% para 15,6%. Desde então, o manancial mantém uma sequência positiva e já recuperou 6,3 pontos porcentuais – o que, no entanto, não foi suficiente para tirá-lo do volume morto. De acordo com a Sabesp, o Cantareira está com -7,4% no índice negativo.

Outros reservatórios

Os demais sistemas que abastecem a população do estado também registraram alta. O Alto Tietê está com 17,8% de sua capacidade (0,7 ponto percentual a mais que no dia anterior). O Guarapiranga tem  87,8%; Rio Grande, 99% e Alto Cotia, 78% e Rio Claro, 66,3%.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.