Continua após publicidade

Cantareira se mantém estável neste domingo (19)

Na região, choveu apenas 0,4 milímetros na última contagem

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h34 - Publicado em 19 abr 2015, 20h49

O nível dos reservatórios do sistema Cantareira continuou estável neste domingo (19). Segundo os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume negativo de água, que leva em conta o conteúdo do volume morto subtraído do volume armazenado, continuou em 9,3%.

Se levado em conta o conceito antigo de divulgação da Sabesp, o nível também ficou estável pelo 77º dia, na marca positiva de 19,9%. Em um terceiro conceito, que leva em conta o volume útil acrescido do volume de reserva técnica, também houve estabilidade, no nível de 15,4%.

Na prática, tanto a metodologia que deixa o manancial com 19,9% quanto o que mostra 15,4% consideram o mesmo volume de água armazenada. O que muda é a base de comparação. Na primeira, o porcentual é resultado da divisão do volume armazenado pelo volume útil, que desconsidera o volume morto. Na segunda, a água disponível no manancial é comparada ao volume total, que traz a capacidade do Cantareira incluindo os dois volumes mortos.

A Sabesp passou a publicar na semana passada o nível do volume negativo, após determinação da Justiça. A liminar foi concedida no dia 16 de abril pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 10 de abril.

Na região do Cantareira, choveu apenas 0,4 milímetro na contagem de ontem para hoje. Nos primeiros dezenove dias de abril, a precipitação acumulada foi de 16,1 milímetros, abaixo da média histórica de 89,8 milímetros.

Continua após a publicidade

Outros mananciais

Quanto aos outros reservatórios monitorados pela Sabesp, o Alto Tietê também ficou estável, no nível de 22,2%, entre o sábado e o domingo. O Rio Claro, por sua vez, teve aumento de 0,2% no volume de água armazenada, para 45,3%. O Alto Cotia contou com o mesmo ritmo de alta, com o volume passando para 65,2%.

Já os sistemas Guarapiranga e Rio Grande sofreram queda no volume. O Guarapiranga opera com 83,0% da capacidade, 0,2 ponto porcentual a menos que sábado, enquanto o Rio Grande tem 96,1%, também 0,2 ponto porcentual a menos. (Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.