Evento

Campus Party começa na capital com musa geek e xaveco nerd

Evento tecnológico chega a sua oitava edição com expectativa de receber 100 000 visitantes até domingo (8)

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Começou nesta terça (3) a oitava edição do evento tecnológico Campus Party. Cerca de 8 000 pessoas, apelidadas de "campuseiros", são esperadas para acampar em barracas individuais instaladas no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes).

+ Confira as últimas notícias da cidade

Os ingressos para essa área já estão esgotados. Porém, ainda é possível acompanhar as palestras e workshops em um espaço gratuito. No total, 100 000 visitantes devem passar por ali até domingo (8).

Um dos maiores atrativos do local é a velocidade ultra rápida da internet. São 50 gigabites de capacidade. Mesas enormes recebem os notebooks dos interessados nos games.

O estudante de computação Alan Spagol, de 18 anos, veio de Porto Seguro, na Bahia, junto de quatro amigos. "Viajamos 28 horas de ônibus", diz. "Pretendemos conhecer gente nova, paquerar. Já temos até um xaveco nerd preparado: 'Você é a placa mãe dos meus filhos'."

Sérgio Ferreira Maia, de 23 anos, chegou de Goiânia para aproveitar o evento. Está abastecido com muito macarrão instantâneo e energético. "Viro a madrugada jogando, nem durmo", afirma.

O evento de abertura contou com apresentação da musa geek MariMoon e seus cabelos azuis, e uma palestra do diretor de parcerias do Facebook, Ime Archibong. Ao longo da semana, terão vez workshops curiosos de temas a exemplo de como montar um drone, dicas para usar uma impressora 3D e maneiras de aprender a controlar objetos do dia-a-dia, como geladeira, por meio do computador.

Barraquinhas de cachorro-quente, pizza e lanches naturais recarregam as energias dos jogadores. Há também um restaurante oficial que oferece café da manhã, almoço e jantar todos os dias por 238 reais. Um ônibus que sai da estação de Metrô Conceição leva os interessados ao festival que não querem usar o carro.

Confira alguns destaques da programação:

+ Condomínios investem em novas tecnologias para fiscalizar vigias

Quarta (4)

18h30: "Causos" do site Não Salvo, de Mauricio Cid

20h: Chris Anderson, ex-editor da revista Wired, criador da teoria da Cauda Longa e escritor do livro homônimo

 

Quinta (5)

10h30: Construa o seu primeiro robô

13h: Paul Zaloom, intérprete do personagem Beakman

18h15: Matteo Achilli – Considerado o Zuckerberg italiano, desenvolveu sua start-up Egomnia.com, uma rede social profissional que ajuda as pessoas a encontrar trabalho usando um algoritmo que pontua os currículos

 

Sexta (6)

11h30: Painel sobre a regulamentação do Marco Civil da internet

19h: Nerdcast Live – Campus Experience

Fonte: VEJA SÃO PAULO