No Anhembi

Campus Party: a festa dos nerds e entusiastas de tecnologia

Começa nesta segunda (6) a maior feira do segmento do país, em novo espaço e com mais vagas para os chamados “campuseiros”

Por: Catarina Cicarelli - Atualizado em

Campus Party - Divulgação
'Campuseiros' de plantão: público da Campus Party aumenta para 7.000 pessoas (Foto: Rafael Coelho Salles/Divulgação)

A quinta edição da Campus Party, o maior evento de tecnologia do país, começa nesta segunda (6) com muitas mudanças. A primeira delas é o local: o evento deixa o Espaço de Exposição Imigrantes para ser sediado no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

+ Campus Party terá simuladores, games e internet superveloz

+ Quiz: descubra quão nerd você é

+ Cinco filmes com nerds

Com isso, a feira ganha mais espaço e o número dos chamados “campuseiros” — participantes que compram antecipadamente ingressos e podem acampar no local — cresce para 7.000 (antes, eram 6.800 vagas). Outro aumento ocorreu na velocidade de internet no evento, que costuma atrair nerds afoitos para baixarem arquivos em tempo recorde. Dos antigos 10 Gpbs, a conexão foi dobrada, passando a ter 20 Gbps.

Diversos bate-papos e palestras permeiam a programação, que se divide nos tópicos “Ciência”, “Cultura Digital”, “Entretenimento Digital” e “Inovação”. E as principais palestras serão transmitidas ao vivo pelo site do evento, como parte do projeto Campus Live — outra das novidades da edição deste ano. Somente quem adquiriu os ingressos com antecedência é que poderá assistir presencialmente.

Outra alternativa para quem não comprou entradas é visitar a Zona Expo, espaço aberto onde são apresentada as últimas novidades no ramo da tecnologia.

Presente na edição passada, o diretor da Wikimedia Foundation, Kul Wadha, volta à cidade para falar sobre o engajamento da Wikipédia contra os projetos de Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act), que prometem endurecer as regras de compartilhamento de conteúdo on-line.

Os movimentos culturais revolucionários que aconteceram durante no ano passado também serão tema na Campus Party, em uma mesa que vai reunir Charles Lencher, do Occupy Wall Street, Leila Nachawati, da Primavera Árabe, e Olmo Gálvez, da Acampada del Sol.

Entre os nomes nacionais, estão webcelebridades como o vlogger PC Siqueira e o tuiteiro Gustavo Braun, responsável pelo perfil falso da atriz Nair Bello (@nairbello). “Tem muita gente que bomba na web e fica só na internet. Esses eventos servem para mostrar quem são essas pessoas”, afirma Braun. Antonio Tabet, criador do blog humorístico Kibe Loco, também marca presença em uma discussão sobre os piadistas de plantão no Twitter.

Outra atração nacional que costuma atrair muitos fãs são os responsáveis pelo site Jovem Nerd. Além de fazerem uma trasmissão do famoso podcast “Jovem Nerd” ao vivo de lá, eles estarão no “Cubo Geek”, espaço onde os interessados poderão gravar seus próprios programas. “O segredo de um podcast de sucesso é manter uma regularidade, senão os internautas esquecem de você. Também é importante diversificar os assuntos, mas sem forçar a barra”, aconselham Alexandre Ottoni e Deive Pazos que são co-fundadores do site.

Fonte: VEJA SÃO PAULO