Programe-se

Além do cafezinho

Campeonato Brasileiro de Barista chega à 11ª edição com programação sobre o universo dos expressos e cappuccinos

Por: Sophia Braun - Atualizado em

Campeonato Brasileiro de Barista
Campeonato Brasileiro de Barista: melhor expresso, cappuccino e café de coador (Foto: Divulgação)

Até amanhã (14), a Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) realiza a 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Barista, no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul. No evento, quinze profissionais disputam o prêmio de café mais bem tirado. Os participantes terão 15 minutos para elaborar expressos, cappuccinos e outros drinques não alcoólicos que levem o ingrediente, e serão avaliados por um júri liderado por José Cleofas, juiz certificador do World Barista Championship (WBC) para a América Latina. O vencedor desta etapa representará o Brasil no mundial, que ocorre em junho na Áustria.

+ Os dez melhores cafés de São Paulo

+ Blog do Lorençato: illy abre a primeira loja brasileira

+ Grandes redes da cidade vendem quase 5 milhões de expressos por mês

O Campeonato Brasileiro de Barista receberá o público das 12h às 19h e tem entrada gratuita. Além de experimentar diferentes tipos de café e conhecer máquinas e equipamentos das marcas expositoras, os visitantes poderão participar de oficinas e palestras.

OUTRAS MODALIDADES

Novidade no evento deste ano, o Campeonato de Brewers vai eleger o melhor café de coador. Provadores e classificadores profissionais, bem como baristas e apaixonados pela bebida, também serão avaliados. O 4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters consiste em oito testes sensoriais, de reconhecimento e percepção do grão: a cada turno, serão oferecidas três xícaras de café, duas delas idênticas. A missão dos competidores será identificar os pares.

Fonte: VEJA SÃO PAULO