Cidade

Pintura no Monumento às Bandeiras divide opiniões

Alguns paulistanos, como o ator Caio Blat, fizeram elogios à ação que cobriu a obra de Victor Brecheret nesta sexta (30): "Podiam deixar por uns dias"

Por: Adriana Farias - Atualizado em

monumento bandeiras pichado
Monumento à Bandeiras no Ibirapuera amanhece vandalizado (Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

O Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, amanheceu pintado de tinta na manhã desta sexta (30). O crime causou revolta em muitos paulistanos. No entanto, outros cidadãos ficaram em dúvida em relação à ação. Alguns chegaram a achar bonito. Foi o caso do ator Caio Blat, que publicou uma foto do monumento no Instagram e escreveu “gostei da intervenção, podiam deixar por uns dias”.

+ Filho de Brecheret vê ligação entre pichação e último debate

O post causou polêmica entre os seguidores do global, bastante criticado nos comentários. "Ninguém tem que interferir na obra alheia, seu babaca", comentou um. "Gostou? Utilize as mesmas cores pra pintar o seu corpo e fique assim por uns dias", reclamou outro.

caio-blat-instagram
O post do ator Caio Blat (Foto: Veja São Paulo)

Assim que soube do ocorrido, o advogado Guilherme Carvalho, de 50 anos, morador da Consolação, pegou sua moto para visitar o local. “Gostei da ação”, afirma. “Até pode ser vandalismo, mas ficou bonito.” O garçom Marcelo Blanco, de 30 anos, tem a mesma opinião. “Achei incrível e parei para fazer uma foto”, diz. “É uma construção tão triste que não avi como um problema.”

Outros que passavam pela região ficaram indignados. “Muito triste ver esse símbolo da cidade assim”, lamenta o fotógrafo Paulo Gomes, de 48 anos. 

vandalismo-monumento-bandeira
O advogado Guilherme Carvalho: dúvidas sobre o caráter artístico da intervenção (Foto: Adriana Farias)

Além do Monumento às Bandeiras, a estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, e a sede da Secretaria Estadual da Educação, na República, amanheceram pichadas com tinta rosa, verde e amarela nesta sexta-feira. Após o ocorrido, os atos de vandalismo viraram assunto nas redes sociais e os termos “Borba Gato” e "Bandeiras" apareceram entre os temas mais comentados no Twitter.

Fonte: VEJA SÃO PAULO