Crianças

Bufês apostam em opções mais saudáveis no cardápio das festas infantis

Comidinhas incluem brigadeiro de abacate, abobrinha recheada, pastel de forno e até chips de raízes

Por: Mariana Oliveira - Atualizado em

Cupcake Shanti
Cupcake integral de açúcar mascavo, do Shanti Vegetariano (Foto: Divulgação)

As festas infantis não são mais um empecilho para a alimentação equilibrada das crianças. Alguns bufês da capital têm buscado alternativas saudáveis para servir aos pequenos convidados. O que não significa que eles terão de comer legumes crus no lugar de pizzas, hot-dogs e beijinhos. A ideia é equilibrar o cardápio, reduzindo os ingredientes com baixa ou nenhuma contribuição nutricional.

No lugar dos salgadinhos fritos, por exemplo, entram as versões assadas e no lugar dos refrigerantes, os sucos naturais. E o brigadeiro? Também ganha uma nova leitura, com abacate, na receita oferecida pela Casa do Brincar. Já os bolos do Shanti Vegetariano podem ser feitos sem ovos ou lactose. Tem ainda cupcake integral de açúcar mascavo do mesmo espaço e até chips de raízes, do Zest Kids.

Com gosto caseiro, as porções costumam ser pequenas - também de olho no alarmante índice paulistano de obesidade infantil. Os truques para deixar a garotada com água na boca vão além, da apresentação e montagem à interação da comida com brincadeiras. Os pratos sempre têm muitas cores e integram os cenários das atividades lúdicas. Podem até receber outros nomes. A sopa de mandioca do Espaço Vila da Arte se transforma em “caldinho dos super-poderes”.

Confira abaixo as opções de oito bufês que oferecem comidinhas saudáveis:

Casa do Brincar: a ideia de abrir o local para as festinhas surgiu como solução para os pais que gostariam de receber os convidados em casa, mas não tinham um quintal à disposição. Para combinar com as brincadeiras ao livre e o clima caseiro dos eventos, veio a proposta do cardápio natural. A chef Lucila prepara receitas como o sorvete de fruta e o pão de abóbora com pasta de ricota. A apresentação do prato é sempre muito colorida e em pequenas porções para que a criança consiga comer sozinha. O cardápio é parte do tema e do cenário, não é preciso parar de brincar para se servir, o que deixa a brincadeira um pouco mais suja, claro, mas também mais divertida.

+ Receitinha: brigadeiro de abacate no copinho

Milho cozido Casa do Brincar
Casa do Brincar: potinho com milho cozido e tiras de cenoura e pepino (Foto: Divulgação)

Dedo de Moça: a montagem do cardápio é personalizada, mas as receitas saudáveis são sempre as mais recomendadas pela proprietária Flávia Calixto. O serviço de bufê vai até o espaço do cliente e serve opções como milho no copinho; saladinha de fruta; mini batata assada com beterraba e catupiry; e cenoura baby com homus. O diferencial não está apenas na apresentação dos pratos, mas, principalmente, no paladar. Para Flávia, comida saudável está longe de ser sinônimo sem graça, embora aumente significativamente o valor final do cardápio. A diferença de preço entre o menu com os salgadinhos tradicionais e o de comidinhas saudáveis é de R$ 24,00 por convidado.

Tel.: (11) 3031-1519 | Site: www.dedodemoca.com

+ Receitinha: mini cenoura com homus

Espaço Vila da Arte: as sócias Júlia Ferreira e Caroline Gutierrez sentiam falta de opções mais equilibradas nos cardápios das festas frequentadas pelos filhos. Foi assim que decidiram abrir o próprio negócio e oferecer esse cuidado com as comidinhas. “As pessoas ainda vão às festas querendo comer o cachorro-quente, mas cada vez mais mães já abrem mão do refrigerante e escolhem apenas os sucos naturais”, diz Julia. Para tornar a comida atrativa para os pequenos, o bufê trabalha com a união entre alimentação e recreação. O caldinho de mandioca vira, por exemplo, o “caldinho dos super-poderes”..

+ Receitinha: caldinho de mandioca ou caldinho dos super-poderes

Buffet Safhari: com ambiente rodeado pela natureza e cheio de atividades ecológicas, a proposta do Safhari é oferecer uma experiência que aproxime as crianças dos animais e da floresta. O cardápio segue a mesma linha e é elaborado pelo chef Luis Cícero. Entre suas especialidades estão quiche de escarola, shitake e gorgonzola; folhado assado com frutas; e pastel de forno com ricota. A salada de frutas é a opção para sobremesa.

+ Receitinha: pastel de forno com ricota

Pastel de forno Buffet Safhari
Buffet Safari: pastel de forno recheado com ricota (Foto: Divulgação)

Buffet Shanti Vegetariano: o cardápio do bufê não atrai apenas os pais de crianças vegetarianas, é também uma alternativa para alérgicos em geral. Utilizando apenas produtos orgânicos, a chef Damodara prepara pratos que não perdem o sabor mesmo com a redução de açúcar ou outros ingredientes pobres em contribuição nutricional. Os tradicionais hamburguinhos e o mini cachorro-quente são feitos com hambúrguer e salsicha de soja. Os bolos também podem ser preparados sem ovos ou leite e com farinha integral. As frutas ganham versão em espetinhos ou no potinho com granola.

Tel.: (11) 98779-1799 | Site: www.shantivegetariano.com.br

+ Receitinha: cupcake integral de açúcar mascavo

Turma do Haroldo: o espaço ao ar livre e a ausência de brinquedos eletrônicos criam um ambiente favorável para as crianças experimentarem novos sabores, como a coxinha de soja, o pastel assado com legumes e a abobrinha recheada. Na hora do piquenique, os monitores se sentam com os pequenos e falam sobre a importância das frutas e dos legumes. Ver o amiguinho comendo pode ser um incentivo na hora de provar as novas comidinhas. Além do cardápio personalizado, oferecem o vegano e o vegetariano.

+ Receitinha: abobrinha recheada

Buffet Wood: há três anos iniciou as atividades com duas opções inovadoras: a papinha caseira e o suco natural feito na hora. O abastecimento dos produtos orgânicos é feito pela fazenda da dona do espaço, Anna Zarzur, que passou a preparar toda a comida na cozinha do local por ser alérgica a condimentos. As opções saudáveis começam na entrada do cardápio com o palitinho de cenoura e pepino. A esfiha integral de escarola, o folhado de ricota com passas e o milho cozido também podem ser substitutos dos salgadinhos fritos.

+ Receitinha: papinha caseira

Chips Zest Kids
Zest Kids: chips feitos com batata, mandioca, inhame e beterraba (Foto: Rogerio Voltan)

Zest Kids: é o serviço oferecido pelo Zest Cozinha Criativa para festas infantis. O diferencial está na apresentação dos pratos, todos preparados de uma forma divertida e que pareça apetitosa. Os ingredientes saudáveis estão escondidinhos, como a cenoura ralada no hamburguinho, que leva carne de preparação própria. O brigadeiro não deixa de ser servido, mas só depois da gelatina colorida com frutas picadas. Como todo o cardápio é pensado de maneira equilibrada, os preços não mudam de acordo com o que é oferecido, apenas com a quantidade.

Tel.: (11) 3727-1387 | Site: www.cozinhacriativa.com.br/servicos/zest-kids/

+ Receitinha: chips de raízes

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO