Pedagogia

Escolha o brinquedo certo para o seu filho

Veja dicas de presentes separados por faixa de idade e de acordo com o temperamento da criança

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Crianças - arte
Brincar vai muito além da diversão (Foto: Thinkstock)

Comprar os presentes das crianças é, no mínimo, trabalhoso. Geralmente os pequenos escolhem brinquedos de valor maior do que o estabelecido pelos pais e, na maioria das vezes, os adultos não concordam com os pedidos dos filhos - principalmente quando arminhas, eletrônicos e bonecos de luta aparecem na cartinha do Papai Noel.

Com ajuda da psicóloga e psicopedagoga Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira, membro da presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas, elaboramos um quadro com sugestões de brinquedos separados por idade e de acordo com a personalidade da criança.

+ Saiba como é o processo de fabricação de um brinquedo

+ Conheça os melhores espaços para brincar em SP na opinião dos pequenos

O ideal é que a escolha final seja uma mistura do que foi pedido pela criança, esteja de acordo com valores éticos e morais que os pais desejam transmitir e, de quebra, seja adequada para a idade.

"A melhor brincadeira para as crianças é aquela que oferece segurança e a possibilidade de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Daí a importância de seguir a indicação de idade do produto", diz a especialista.

O quadro a seguir fala do papel dos brinquedos no desenvolvimento e aprendizado, além de trazer sugestões divididas por faixa de idade. Tem também dicas de jogos e brincadeiras separados de acordo com a personalidade de cada um. Afinal, brincar vai muito além da diversão.

Fonte: VEJA SÃO PAULO