Shows

Grandes nomes do jazz exibem suingue no 'Bridgestone Music Festival'

Festival promete um repertório diversificado que vai do soul, ao jazz, com uma levada de rock'n'roll e funk

Por: Pedro Ivo Dubra - Atualizado em

Grandes nomes exibem suingue no Bridgestone Music Festival Foto 3
Ahmad Jamal: piano que encantou Miles Davis (Foto: Divulgação)

Quando surgiu, em 2008, o Bridgestone Music Festival se propunha a reunir num programa duplo jazzistas e nomes da world music. No ano seguinte, estes cederam lugar ao pessoal do soul na combinação. Em sua terceira edição, que volta a ocupar o Citibank Hall, os músicos convidados foram desafiados a mostrar facetas inéditas ou pouco conhecidas do público. “É show de jazzistas, mas não necessariamente só de jazz”, diz o produtor Toy Lima, idealizador do evento.

Sendo assim, na quarta (19), o pianista americano Uri Caine não apresentará suas sensacionais versões jazzísticas de obras eruditas compostas por Mozart e Bach, entre outros. Em vez disso, toca com um trio mais a cantora de soul Barbara Walker para promover um concerto de pegada mais roqueira e funkeada. 

Divulgação
Jazz sem limites - Dave Holland
O contrabaixista Dave Holland: líder do Overtone Quartet (Foto: Divulgação)
O contrabaixista Dave Holland:líder do Overtone Quartet

Antes dele, sobe ao palco o quinteto do jovem trompetista Christian Scott, seu conterrâneo. A noite de quinta (20) traz o refinado pianista Ahmad Jamal, de 79 anos, admirado por MilesDavis (1926-1991). Para esquentar a plateia, foi escalada a

cantora Dee Alexander, representante do jazz de Chicago.

Na sexta (21), o Overtone Quartet inicia os trabalhos com Dave Holland (contrabaixo), Jason Moran (piano), Chris Potter (sax) e Eric Harland (bateria). Na sequência, o baterista argentino Daniel Piazzolla relê, na companhia de seu sexteto Escalandrum, temas do genial Astor Piazzolla (1921-1992). “Ele relutava em apresentar obras do avô”, conta Toy Lima. Finalmente, o clarinetista e saxofonista Don Byron comanda no sábado (22) o New Gospel Quintet. A abertura fica a cargo da cantora Melissa Walker e do contrabaixista Christian McBride.

Fonte: VEJA SÃO PAULO