Música

Shows nacionais de peso para curtir até maio

Entre as atrações, Maria Rita canta as músicas de sua mãe, Elis Regina, e o grupo Los Hermanos se reúne para comemorar os 15 anos de carreira

Por: Catarina Cicarelli - Atualizado em

Los Hermanos
Reunião comemorativa: Los Hermanos celebram 15 anos de carreira com turnê (Foto: Caroline Bittencourt)

Fãs da boa música brasileira têm uma série de elogiados shows até maio. No palco, haverá comemoração de aniversário de carreira, reencontro e homenagens a ícones nacionais — caso de Maria Rita, que interpretará canções famosas na voz da mãe, Elis Regina.

+ Saiba quais são os shows que acontecem na cidade

+ Calendário: os festivais que vão agitar 2012

+ Conheça seis novas cantoras da cidade

Montamos um calendário com as apresentações que valem a pena ir. Alguns, bastante disputados, já estão com ingressos esgotados:

Céu

Após o sucesso de “Vagarosa”, de 2009, a cantora lança seu terceiro álbum, “Caravana Sereia Bloom”, em dois shows que ocorrem neste sábado (10) e domingo (11), no Sesc Vila Mariana. Com entradas esgotadas, as apresentações mostrarão faixas autorais, entre elas “Sereia” e “Retrovisor”, e regravações como “Palhaço”, que ficou conhecida na voz de Dalva de Oliveira. Para quem gosta das músicas mais antigas, “Malemolência” e outros hits também figuram no show.

14 Bis

Importante nome da música brasileira durante a década de 80, o grupo fez parte do Clube da Esquina, movimento mineiro que contava ainda com artistas como Milton Nascimento. Na ativa até hoje, Sergio Magrão (baixo), Claudio Venturini (guitarra), Vermelho (teclado) e Hely Rodrigues (bateria) relembram sucessos de seus quatorze álbuns lançados em um show neste sábado (10), no Cine Joia. No repertório, hits como “Natural”, “Todo Azul do Mar” e “Bola de Meia, Bola de Gude”.

Miúcha

Se Chico Buarque apresenta sua nova turnê na cidade, sua irmã Miúcha também marca presença nos palcos paulistanos nos dias 15 e 16. Aos 74 anos, a cantora carioca faz dois shows no Sesc Belenzinho e, acompanhada pelos músicos João Lyra e Cristóvão Bastos, relembra grandes sucessos de sua carreira, na qual contracenou com artistas como Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Nação Zumbi

Em dezembro de 2009, a banda tocou para 80 mil pessoas no Marco Zero, em Recife, sua terra natal. A apresentação deu origem ao CD e DVD “Nação Zumbi Ao Vivo em Recife”, que será lançado em São Paulo com três shows, nos próximos dias 15, 16 e 17, na Choperia do Sesc Pompeia. A gravação do álbum contou com participação de Fred 04, líder da banda Mundo Livre S/A, Arnaldo Antunes, Siba e a Fuloresta, e Paralamas do Sucesso. Além de sucessos como “Manguetown”, o grupo também apresenta “Cordão de Ouro”, que fez parte da trilha sonora do filme “Besouro” e ainda não fazia parte de sua discografia.

Secos e Molhados

O grupo fez história na década de 70 por sua sonoridade psicodélica, figurino e maquiagem extravagantes. Da formação original, restou João Ricardo, que mostra no dia 29, no Cine Joia, o disco “Chato-Boy”. Lançado no ano passado, ele comemora os 40 anos da banda. João é acompanhado no palco pelo multi-instrumentista Daniel Iasbeck, novo membro da banda que é responsável pelos arranjos musicais do álbum. Para quem lamenta a falta da voz de Ney no grupo, é possível ouvir o cantor no dia 16, no Skyline Venue, no show do álbum “Beijo Bandido”, de 2009.

Família Rodrigues

Com mais de 50 anos de carreira, Jair Rodrigues faz uma reunião de família no palco do Cine Joia no dia 24 de março. Acompanhado dos filhos Jairzinho e Luciana Mello, o cantor apresenta “Festa para um Rei Negro”, nome de um dos sucessos que dá nome ao DVD que o músico lançou em 2009. Além das clássicas “Disparada” e “Deixa Isso pra Lá”, também haverá espaço para o repertório das carreiras solo de Jairzinho e de Luciana.

Maria Gadú

Após estourar em 2009 com seu primeiro disco, que continha hits como a grudenta "Shimbalaiê", Maria Gadú gravou outros dois álbuns ao vivo: um solo e um na companhia de Caetano Veloso. De volta ao estúdio, ela gravou “Mais Uma Página”, que será lançado para o público paulistano nos dias 13 e 14 de abril, no HSBC Brasil. O disco contém quatorze faixas, sendo oito delas de autoria da cantora. Entre as novidades estão “Taregué”, “Quem?” (que no disco tem participação de Lenine) e uma versão de “Oração ao Tempo”, de Caetano.

Maria Rita canta Elis

Neste ano, são lembrados os 30 anos da morte precoce de Elis Regina. Para marcar a data, Maria Rita faz pela primeira vez um show inteiramente dedicado às músicas da mãe. A apresentação é parte do projeto Viva Elis e está marcada para 22 de abril no Auditório Ibirapuera. A entrada será gratuita.

Los Hermanos

No ano em que celebra quinze anos de carreira, a banda deixa novamente a pausa que anunciou em 2007 para uma turnê que terá quatro datas em São Paulo. Os shows serão no Espaço das Américas nos dias 10, 11, 31 de maio e em 1º de junho. Há ingressos apenas para o dia 31. Nas apresentações, os quatro álbuns lançados até 2005 serão lembrados em sucessos como “O Vencedor” e “Todo Carnaval Tem Seu Fim”.

Fonte: VEJA SÃO PAULO