Cinema

Bollywood vem a São Paulo

Em sua 5ª edição, mostra apresenta as novas tendências do cinema indiano a partir desta terça (27)

Por: Taís Hirata - Atualizado em

Cena do filme Dev.D, do cineasta indiano Anurag Kashyap
Cena do filme Dev.D, do cineasta indiano Anurag Kashyap (Foto: Divulgação)

Em sua 5ª edição, a Mostra de Bollywood e Cinema Indiano traz a São Paulo  algumas das obras que marcaram a cinematografia recente da Índia, um dos maiores polos do cinema mundial. A exibição dos filmes tem início nesta terça (27) e vai até o dia 9 de outubro, na Cinemateca. Os ingressos, que são gratuitos, devem ser retirados uma hora antes na bilheteria do local.

De acordo com Rafael Carvalho, programador da Cinemateca, serão apontados na mostra os novos traços do cinema indiano, com longas-metragens que foram “os grandes hits da década”. “São aqueles filmes que polemizaram e fugiram daquele padrão de melodrama e do musical”, afirma.

A produção cinematográfica indiana vive um momento de mudanças, com a abordagem de temas urgentes da realidade nacional. Beatriz Seigner, uma das curadoras do festival, destaca entre os filmes a comédia “3 Idiotas”, que fala sobre educação. O longa bateu todos os recordes de bilheteria e ganhou destaque inclusive fora da Índia.

Além da mostra, haverá uma mesa de debate com o cineasta e produtor indiano Anurag Kashyap, nome importante da nova fase do cinema na Índia. O encontro ocorre na terça (4), às 21h30, no Sesc Pinheiros. A retirada de ingressos também deve ser feita na bilheteria com uma hora de antecedência.

 Veja a programação aqui.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO