Carnaval

Bloco de Carnaval prepara homenagem a David Bowie

“Tô de Bowie” tem mais de 7 800 presenças confirmadas; prefeitura deve liberar lista de blocos da cidade a partir de sexta (15)

Por: Ana Luiza Cardoso - Atualizado em

bowie
O cantor David Bowie: morte provocada por um câncer (Foto: Reprodução Instagram)

O bloco carnavalesco Tô de Bowie prepara homenagem ao músico David Bowie, morto neste domingo (10) aos 69 anos, vítima de câncer. O grupo pretende sair às ruas do bairro Santa Cecília, no centro da cidade, na terça de Carnaval (9 de fevereiro). Um evento criado no Facebook conta com a confirmação de cerca de 7 800 pessoas. 

A ideia do bloquinho surgiu no ano passado, quando um grupo de amigos decidiu se fantasiar de Bowie para o Carnaval. Eram oito pessoas, que combinaram de rabiscar no rosto os raios que se tornaram icônicos graças ao cantor. 

+ Vai dar samba a política da ordem?

Com a morte do astro pop, a página do Tô de Bowie na rede social virou espaço para homenagens e lamentações. “Vamos dançar para Bowie”, disse uma das seguidoras na página, tentando animar os colegas. “A gente tem que organizar um hino para cantar como um tributo”, disse outra, entre dezenas de recados que cobriram o site. 

Um dos organizadores, o designer Caue Yuiti, de 28 anos, disse que passou a noite de domingo acertando os detalhes da festa. Pela manhã, foi acordado com diversas mensagens de amigos alertando sobre a morte de Bowie. Afirma ter ficado perplexo, mas conta que o bloco não deixará de sair. “Ele deixou uma obra incrível e muitas pessoas podem querer homenageá-lo neste dia”, disse Caue.  “A ideia é celebrar a vida e carreira dele”, pontua o designer Luiz Franco, que também é organizador e pretende discotecar no bloco. Para pode percorrer as ruas do centro, o grupo aguarda autorização da prefeitura. De acordo com a Secretaria da Cultura, a decisão deve sair a partir de sexta (15).

+ Ônibus da banda de Michel Teló se choca com carro e três morrem

Seu namorado, o designer Antônio Renato de Souza, 27 anos, também faz parte da organização. Disse que acompanha o músico há muito tempo. “Gosto do seu comportamento camaleão, de suas músicas, como ele contestava as coisas."

+ Confira as últimas notícias

Souza lembrou ainda da festa “Baile do Bowie”, no Cine Joia, na última sexta-feira (8), em que o “Tô de Bowie” se apresentou. Eles comemoraram o lançamento do disco novo, Blackstar, e o aniversário do músico. "Fizemos performance, criamos fantasias e tocamos um setlist de duas horas ”, disse. Uma das ideias do bloco é que todos participassem vestidos como o ídolo. Segundo ele, o bloco de Carnaval deverá ter instrumentos de percussão tocando as músicas de Bowie. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO