Dia Mundial Sem Carro

Bike Buses: ciclistas experientes organizam “bondes” até o trabalho

Ideia é pedalar em grupo para aumentar a segurança de iniciantes

Por: Taís Hirata - Atualizado em

Dia Mundial Sem Carro
Dia Mundial Sem Carro: ciclistas organizam “bondes” até o trabalho (Foto: Julio Vilela)

Para o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta quinta (22), ciclistas paulistanos mais experientes organizaram “bondes” para pedalar com iniciantes até o trabalho. A ideia é dar mais seguranças aos novatos, já que a visibilidade no trânsito é maior quando as bicicletas estão em grupo. “O movimento de deixar o automóvel em casa era muito fraco quando acontecia durante a semana. Buscamos uma iniciativa que facilitasse a participação das pessoas em um dia normal” afirma João Paulo Amaral, cicloativista do projeto Bike Anjo.

+ Dia Mundial Sem Carro: tudo para você se divertir a pé

Os chamados “bike buses” funcionam de forma colaborativa, ou seja, caso não haja um trajeto que passe perto da sua casa, pode-se propor uma rota e ver se alguém o acompanha. Os roteiros estão disponíveis em um mapa, com os pontos de encontro e os horários.

Se em São Paulo a atividade estreia como experiência, no exterior os “bike buses” não são novidade. Há grupos regulares nos EUA, na França, no Reino Unido e na Austrália, onde existe financiamento público.

“As pessoas concordam com a iniciativa, mas têm dificuldade em colocar em prática por comodismo ou pelo transporte público deficiente. O ‘bike bus’ é uma alternativa para facilitar isso”, diz Amaral. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO