Fim de ano

Bicicletas vão puxar trenó do Papai Noel no Natal em São Paulo

Atrações na cidade começam neste sábado (29) com ato ecumênico na Catedral da Sé

Por: Adriana Farias - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

São Paulo receberá na programação do Natal deste ano um Papai Noel mais antenado com a causa da mobilidade urbana e que rodará pela cidade de bicicleta.

Panetones ganham versões de lavanda, frutas vermelhas e até no palito

Com investimento de 8,9 milhões de reais e contando com seis patrocinadores, um dos projetos do Natal Iluminado é o Trenó do Papai Noel, que será puxado por bicicletas. Os passeios serão na Avenida Paulista nos dois finais de semana que antecedem o Natal (13 e 14 e também nos dias 20 e 21 de dezembro). Veja a programação abaixo.

Enfeites de Natal para todos os bolsos

Aos sábados, o trenó ficará estacionado na Praça do Ciclista, das 17h às 22h, para que o público possa interagir. Após esse horário, o veículo circulará na avenida das 22h às 2h, dentro do período da ciclofaixa de lazer especial de Natal, que funcionará durante toda a madrugada até o dia seguinte. Aos domingos, o trenó vai rodar das 10h às 16h.

Visite o Papai Noel e as decorações temáticas nos shoppings da cidade

Ainda com uma bike, haverá um Papai Noel de nove metros de altura, instalado no Viaduto do Chá, sede da Prefeitura de São Paulo, que ficará pronto no dia 6 de dezembro.

A iniciativa reforça a atenção que a gestão Fernando Haddad destinou às bicicletas. Neste ano, foram construídos 100 quilômetros de ciclovias na cidade. A meta é implantar até 400 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas em 2015.

Outra novidade que deve agradar às crianças é a Vila de Natal. A atração ficará instalada de 6 a 21 de dezembro no Centro Esportivo Tietê. Haverá fábrica de brinquedos, circo, lendas natalinas de outros países, bosque de pinheirinhos, entre outros. A entrada será gratuita, das 14h às 22h.

Natal 2013_Fonte Ibirapuera_011213_Foto_JoseCordeiro_0433
Fonte do Ibirapuera no Natal de 2013 (Foto: Divulgação/Prefeitura/José Cordeiro)

Além dessas novidades, a prefeitura vai manter os eventos tradicionais, com a Árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, a Fonte Multimídia, a decoração da Avenida Paulista e a iluminação em mais de 2 500 árvores. “Procuramos espalhar as atrações por todos os cantos da cidade para que as pessoas ocupem os espaços públicos, venham paras ruas se divertir com a família”, diz Wilson Poit, presidente da SPTuris.

Neste ano, a tradicional Árvore de Natal do parque será bancada pela prefeitura, após doze anos sendo patrocinada pelo banco Santander. A prefeitura arcará com os custos de 2 milhões. A um mês da comemoração, foi aberta uma licitação para a contratação de uma nova empresa para a montagem.

Sem patrocínio, árvore de Natal do Ibirapuera será bancada pela prefeitura

Para o Natal deste ano, o Santander decidiu realizar outra ação. Entre os dias 1º e 25 de dezembro, quatorze trens e todas as estações da linha amarela do metrô estarão enfeitados tematicamente. Um dos trens receberá decoração especial, com todos os vagões iluminados.

“A árvore está muito ligada com a imagem do banco, por isso tivemos dificuldade de encontrar outros patrocinadores”, diz Poit. “Vamos gastar com a árvore, mas deixamos de gastar com outras atrações já que estamos com seis patrocinadores, mais do que no ano passado quando foram quatro”. São eles Sadia, Pão de Açúcar, Avon, Bradesco Seguros, Vivo e Tecnolamp.

Segundo Poit, haverá uma esquema especial de trânsito no entorno do parque, mas não detalhou qual será. Todo ano mais de 200 000 pessoas visitam a atração. Para 2015, a estratégia é que a árvore seja erguida em outro ponto do parque.

Natal 2013-Praca-se
Praça da Sé no Natal de 2013 (Foto: Divulgação/Prefeitura/José Cordeiro)

A abertura oficial do Natal Iluminado será neste sábado (29), com celebração de um Ato Ecumênico na Catedral da Sé. A cerimônia será presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e terá início às 18h.

Na sequência, às 19h, haverá uma apresentação da Sinfônica Heliópolis e Coral da Gente, ambos do Instituto Baccarelli. A partir das 20h15, acontecerá um espetáculo de som e projeção de imagens na fachada da Catedral.

NATAL ILUMINADO

Abertura oficial com ato ecumênico: Sábado (29), na Catedral da Sé, a partir das 18. 

Iluminação da Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha): Sábado (29), das 19h às 5h. Até dia 6 de janeiro

Iluminação da Oscar Freire: Domingo (30). Até dia 6 de janeiro

Árvore do Ibirapuera: Inauguração prevista no dia 13. Até dia 5 de janeiro

Fonte do Parque do Ibirapuera: De 1º de dezembro até 6 de janeiro de 2015. Duas apresentações diárias das 20h30 às 21h, com duração de 30 minutos cada

Ponte Estaiada: De 8 de dezembro a 6 de janeiro de 2015. Todos os dias, das 19h às 5h

Palco de Natal da Avenida Paulista: A partir de 7 de dezembro

Papai Noel de Bicicleta: Sábado (6/12). Viaduto do Chá

Vila de Natal: Centro Esportivo Tietê. De 6 a 21 de dezembro, das 14h às 22h

Trenó do Papai Noel com bicicletas: Avenida Paulista. Dias 13 e 14 e 20 e 21 de dezembro. Aos sábados, o veículo ficará estacionado na Praça do Ciclista, das 17h às 22h. Depois, circula pela ciclofaixa de lazer especial de Natal na avenida, das 22h às 2h. Aos domingos, trenó ficará o tempo todo em movimento das 10h às 16h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO