Serviço

Férias educativas: bichos

A programação do Museu do Instituto Biológico inclui segurar alguns espécimes, como besouros e bichos-pau

Por: Claudia Jordão e Flora Monteiro - Atualizado em

Férias educativas 2247- Museu do Instituto Biológico
Museu do Instituto Biológico, na Vila Mariana: formigueiro e corrida de baratas (Foto: Fernando Moraes)

MUNDO CURIOSO

Os insetos somam mais de 1 milhão de espécies conhecidas no mundo e estima-se que ainda existam outros 7 milhões para ser descobertas. Curiosidades como essas são transmitidas aos visitantes do Museu do Instituto Biológico, na Vila Mariana. Além disso, é possível segurar alguns espécimes (desde que se tenha estômago para tocar em baratas, besouros e bichos-pau, por exemplo).

+ Férias educativas: os cursos e oficinais mais bacanas da cidade

Entre as atrações, há formigueiros em plena atividade, abelhas produzindo mel e bichos-da-seda tecendo fios. A programação preferida da molecada é a corrida de baratas — o baratódromo local é feito de uma estrutura de madeira com cinco raias. “A proposta é sensibilizar o público para a importância dos organismos na sustentabilidade ambiental”, diz Harumi Hojo, coordenadora da mostra Planeta Inseto.

+ O melhor da semana para as crianças

+ Dia Mundial do Animal: 5 passeios temáticos

O passeio é livre e gratuito. No acampamento Águias da Serra, em Embura, na Zona Sul, há um borboletário, onde a turma acompanha as diversas fases da vida dessa espécie, e um minhocário. Lá, os presentes entendem o processo de transformação de lixo em adubo e aprendem a construir um sistema de compostagem. Em janeiro, a temporada de sete dias no Águias da Serra, que recebe jovens de 5 a 17 anos, custa 2.090 reais.

Águias da Serra

Rua Caetano Juliano, 8 A, Interlagos

☎ 5660-6102 (escritório). Segunda a sexta, 8h às17h www.acampamentoaguiasdaserra.com.br

Fonte: VEJA SÃO PAULO