Bebidas

Vinho quente e quentão para embalar o seu arraial

Confira nossas dicas e aprenda a fazer em casa as duas bebidas típicas desta época do ano

Por: Sophia Braun - Atualizado em

Bebidas de Festa Junina
Festa Junina: licores bem brasileiros (Foto: Rafael Campos)

Tradicionais nas Festas Juninas, o vinho quente e o quentão não podem ficar de fora da seleção de bebidas. Como é difícil encontrar esses drinques prontos, o barman Kascão Oliveira e a chef Ana Luisa Trajano, do Brasil a Gosto, ensinam a prepará-los em casa (receitas no fim da página).

O primeiro passo é pensar na quantidade de convidados para calcular os ingredientes necessários. Se for receber muita gente, vale a pena ir um pouco mais longe para economizar. Nestes casos, os hipermercados atacadistas, como Makro e Assaí, são boas opções.

Além de gastar menos em cerveja e copos descartáveis, nessas lojas é comum encontrar vinhos simples, de mesa, vendidos em galões. "Como a ideia não é apreciar o fermentado, um rótulo popular é suficiente", pondera Oliveira.

Outra sugestão bacana para incrementar a variedade de bebidas é montar um bar de cachaças. O especialista Leandro Batista, que fez carreira no Mocotó e hoje trabalha no Barnabé, ambos na Zona Norte, indica cinco garrafas para quem quer se iniciar no universo da branquinha. Espaços como o Empório Sagarana, na Vila Madalena, e o Empório Santa Therezinha, dentro do Mercado Municipal, também possuem grande oferta do destilado.

Cachaças no Mocotó - tabela
(Foto: Renata Aguiar e Simone Yamamoto)

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO