Especial

Bares oferecem drinques especiais durante inverno

Bebidas flambadas, cervejas ecorpadas e até chás entram no cardápio

- Atualizado em

Criação do consagrado barman Derivan Ferreira de Souza, o drinque vulcano (12 reais) é servido pegando fogo, literalmente. Além de quente, a mistura de conhaque, licor de laranja e especiarias como o cravo-da-índia exala um perfume delicioso.

Esch Café. Alameda Lorena, 1899, Jardim Paulista, tel: 3062-2285. Confira a avaliação da casa na coluna 50 Bares (pág. 102).

Prateleiras repletas de livros de arte e velas nas mesas fazem do germânico G.u.T. uma dica aconchegante e intimista. O ambiente esquenta ainda mais com a sopa goulash (18 reais), de carne com páprica picante. Para não quebrar o clima, acerte na cerveja. Prefira as mais encorpadas, como a alemã Erdinger Pikantus (17 reais a garrafa de 500 mililitros) ou a nacional Eisenbahn Strong Golden Ale (10 reais a garrafa long neck).

G.u.T. – Gastronomie und Treffen. Rua Bandeira Paulista, 812, Itaim Bibi, tel: 3073-1417.

Com quatro aquecedores espalhados pelo salão e vários cantinhos para namorar, o Barbolla tem uma temperatura sempre em alta. Os 140 rótulos de vinhos da adega também servem como incentivo para dispensar o casaco. O chileno León de Tarapacá Merlot (40 reais a garrafa) é ótima companhia para a fondue de queijo (58 reais, para três pessoas).

Barbolla. Rua Três Irmãos, 460, Morumbi, tel: 3722-0792.

As portas de imbuia maciça e o ambiente fechado em estilo pub do Miller Goddard ajudam a escorar o frio. Lá dentro o calor aumenta com as bandas de blues, MPB, rock, pop e soul que se apresentam de quinta a sábado e com os quarenta tipos de uísques escoceses, americanos e irlandeses disponíveis no menu. O Johnnie Walker Red Label (14 reais a dose) é uma pedida tradicional. Quer mudar? Opte pelo escocês Haig (13,50 reais a dose).

Miller Goddard. Avenida Morumbi, 8163, Brooklin, 5535-5007.

Mesmo quem não é fã de bebida alcoólica pode se aquecer no bar do classudo Hotel Emiliano, que tem uma carta de chás com 100 rótulos de diferentes nacionalidades elaborada pelo cantor Ed Motta. Há clássicos como o chá verde japonês Sencha (38 reais o bule para quatro pessoas) e também exóticos, caso do branco chinês Pai Mu Tan (34 reais o bule para quatro pessoas).

Emiliano. Rua Oscar Freire, 384 (Hotel Emiliano), Jardim Paulista, tel: 3068-4390.

Fonte: VEJA SÃO PAULO