Memória

Baratinhas voadoras

Interlagos surgiu para substituir as provas de rua

Por: Maurício Xavier - Atualizado em

memória indy 1
A largada de uma prova em 1947 (Foto: Centro de Memória Promax Bardahl)

Disputado em 1936 em um circuito no Jardim América, o Grande Prêmio da Cidade de São Paulo inseriu a capital no cenário automobilístico internacional, mas terminou em tragédia.

memória indy 2
Curva do Pinheirinho, ainda com as árvores que a batizaram: o público se postava quase dentro da pista para acompanhar as corridas (Foto: Centro de Memória Promax Bardahl)

Na linha de chegada, na Avenida Brasil, o carro da lendária francesa Hélle-Nice matou quatro pessoas. Só uma corda isolava o público. O grave acidente motivou a construção do Autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940.

O curioso é que os espectadores continuaram misturados aos bólidos até o fim dos anos 60, quando foram construídos alambrados e arquibancadas.

Hoje, mesmo com a presença do circuito, o automobilismo de rua resiste em São Paulo com a Fórmula Indy: neste domingo (5), a quarta edição da etapa brasileira da categoria será disputada em um percurso no Sambódromo do Anhembi e na Marginal Tietê.

Fonte: VEJA SÃO PAULO