Carnaval

Produtora de eventos confirma desfile do Banga na capital

Na noite de domingo (1º), bloco cancelou apresentação por foliões sujarem demais as ruas

Por: Jussara Soares - Atualizado em

Banga - Desflie
Oficina de Alegria, produtora de traz o Banga para São Paulo, confirma bloco na rua no sábado (7) (Foto: Reprodução)

A produtora de eventos Oficina de Alegria, responsável por trazer o bloco carioca Bangalafumenga para São Paulo, confirmou para sábado (7) o desfile do grupo na Avenida Paulo VI, em Pinheiros, a partir das 10h. Na noite de domingo (1º), a página oficinal do Banga, como é conhecido, anunciou o cancelamento de seu desfiles, por causa da suposta sujeira causada pelos foliões. A informação causou confusão, pois não explicita se a suspensão se refere apenas ao Rio de Janeiro, seu local de origem, ou também se estende à "filial" paulistana.

No entanto, nesta segunda, o diretor da Oficina de Alegria, Cesar Pacci, se apressou em garantir que o desfile do Banga na capital está mantido. "O desfile de São Paulo vai ocorrer conforme o previsto. Sobre o Rio, não posso falar. Também aguardo explicações para entender o que houve."

Fique por dentro da programação do Carnaval em São Paulo

A mensagem no Facebook do Bangalafumenga diz: "Essa decisão foi tomada depois de percebermos que, apesar da grande quantidade de banheiros disponibilizados pelas prefeituras das cidades durante o Carnaval nos últimos anos, o número de pessoas fazendo xixi nas ruas ainda era assustador. No final da festa, o que ficava para trás era simplesmente inaceitável. E o impacto disso para a comunidade vai muito além da sujeira que se acumula em postes, árvores, monumentos e demais locais públicos." Ao fim da nota, o bloco promete voltar em 2016.

banga
Mensagem postada pelo bloco no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Pacci admite que a postagem do Bangalafumenga é contrária ao movimento do Carnaval de rua, que vem buscando uma convivência harmoniosa entre foliões e comunidade. "Em São Paulo, temos um ótimo relacionamento com a prefeitura e tudo o que fazemos é com responsabilidade. Respeitamos quem gosta e quem não gosta de Carnaval", diz. 

Para o desfile do próximo sábado, quando são esperados ao menos 50 0000 foliões, a produtora afirma que disponibilizará 120 banheiros químicos, além de ter o reforço de pelos outros cinquenta sanitários da prefeitura. "Ao final do desfile, haverá uma equipe de limpeza contratada por nós para limpar a região", avisa Pacci. 

Vai-Vai deixará o Bixiga após 85 anos para dar lugar às obras do Metrô

Fundado em 1998 pelo cantor e compositor Rodrigo Maranhão, o Bangalafumenga desembarcou em São Paulo em 2011 com uma oficina de percussão trazido pela Oficina de Alegria. Atualmente, em São Paulo o bloco tem cerca de 200 alunos paulistanos. A produtora também é responsável por realizar as festas e o desfiles com a marca do Banga na cidade. Neste ano, também produziu o infantil Banda do Bloquinho e a apresentação do carioca Fogo & Paixão, ambos realizados no último sábado (31).

Com o anúncio do cancelamento, espalhou-se pelas redes sociais uma versão de que o episódio trataria-se de uma "pegadinha" dos organizadores para chamar atenção em relação à falta de higiene. Outra hipótese sugeria uma possível desavença entre os parceiros. "Está tudo super bem entre o Banga e a Oficina de Alegria ", garante Pacci.

 

 

 

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO