Show

A Banda Mais Bonita da Cidade se apresenta em São Paulo

Sucesso na internet, grupo curitibano tem duas datas marcadas no Studio SP, na Rua Augusta

Por: Manuela Nogueira

Banda Mais Bonita da Cidade 2220
Os artistas fazendo graça num restaurante japonês: férias do trabalho para realizar a primeira turnê (Foto: Marco Novack)

O empresário Alexandre Youssef, dono do Studio SP, na Rua Augusta, foi surpreendido há alguns dias com uma série de fãs ligando insistentemente para saber se a casa iria promover o espetáculo. Até pelo Twitter chegaram mensagens e pedidos. “Eu já tinha ouvido falar deles, mas fiquei surpreso com a dimensão do negócio”, afirma ele, referindo-se ao até então desconhecido grupo curitibano A Banda Mais Bonita da Cidade, catapultado à categoria de fenômeno a partir do momento em que o clipe da música “Oração” foi posto no ar no site YouTube.

+ Assista ao clipe de "Oração"

+ VEJA SÃO PAULO no Facebook

Em pouco tempo, cerca de 4 milhões de pessoas viram a canção alto-astral, embalada por uma melodia grudenta e um clima riponga. Youssef percebeu a boa oportunidade e tratou de fechar duas datas com a turma. Até terça-feira (31), metade dos 500 ingressos do primeiro show, previsto para o próximo dia 7, tinha acabado (os bilhetes podem ser trocados por um agasalho). No dia 16 haverá nova apresentação dos artistas no local, ainda sem definição de preço nem de horário.

A banda, que alcançou uma popularidade rápida e surpreendente, existe desde 2009 e só havia realizado cinco shows, todos na capital paranaense, antes de estourar nacionalmente na web. Ela é composta de cinco integrantes, formados em música pela Universidade Federal do Paraná (a exceção é a cantora Uyara Torrente, graduada em artes cênicas).

Além das apresentações em São Paulo, o grupo acertou compromissos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. “Tivemos de pedir férias do nosso emprego para dar conta da agenda”, diz o tecladista Vinícius Nisi, que trabalha numa produtora de filmes. O nome incomum de batismo da banda foi inspirado no conto “A Mulher Mais Linda da Cidade”, do escritor americano Charles Bukowski.

Outro passo programado na carreira deles é a gravação do primeiro CD. Por causa da repercussão na rede, o grupo já foi sondado por algumas gravadoras, mas seus integrantes juram que não vão assinar contrato com ninguém. Preferem arrecadar o dinheiro necessário para entrar no estúdio por meio do site Catarse, no qual os fãs pagam para votar em suas canções preferidas. Poucos dias após abrirem uma conta para contribuições, haviam amealhado mais de 10.000 reais, ou 15% do valor necessário para a produção. “Eles sabem usar como poucos as redes sociais para criar um novo modelo de negócio”, afirma Youssef, do Studio SP.

SUCESSO NA REDE

4 milhões

de exibições no YouTube com “Oração”

3,6 milhões

de citações quando se digita o nome do grupo no Google

40.000

usuários curtiram a página da banda no Facebook

20.000

seguidores no Twitter

Fonte: VEJA SÃO PAULO