Arte

Avenida Paulista terá mais três opções de centros culturais até 2017

Dois endereços audaciosos serão inaugurados e outro renovado até o ano que vem: Sesc Paulista, Japan House e Instituto Moreira Salles

Por: Julia Flamingo - Atualizado em

A Avenida Paulista ganhará mais três opções de centros culturais até o ano que vem. Saiba mais sobre a reforma do Sesc Paulista e a inauguração da Japan House e do Instituto Moreira Salles:

Sesc Paulista

Sesc Avenida Paulista
Unidade do Sesc que passa por reforma: quinze andares (Foto: Divulgação)

Previsto para ser reinaugurado no segundo semestre deste ano, o prédio de quinze andares, localizado no número 119 da avenida, terá tudo o que a rede Sesc já oferece de melhor. Fechada em 2010 para reforma, a unidade foi idealizada pelos arquitetos Konigsberger e Vannucchi. Entre outras instalações, contará com áreas de exposição, três salas de espetáculo, ambientes para ginástica e cursos, comedoria e cafeteria.

Reinauguração: segundo semestre de 2016

Japan House

Japan House
Fachada da Japan House: madeiras de encaixe fazem parte de toda a construção (Foto: Divulgação)

Este centro cultural dedicado à cultura japonesa ocupará o número 52 da via, vizinho à Praça Oswaldo Cruz, no cruzamento com a Rua 13 de Maio. Trata-se de uma ideia comissionada pelo governo japonês, que irá investir um total de 30 milhões de dólares para sua realização. Assinado pelo arquiteto Kengo Kuma, o projeto é bem audacioso: um prédio de três andares construído com materiais trazidos do país, sem o uso de pregos e totalmente atrelado com encaixes. 

+ Centro Cultural japonês será inaugurado na Avenida Paulista em 2017

O designer Kenya Hara, conhecido por comandar a rede de lojas Muji, dará as diretrizes gerais para o imóvel. Com jardins típicos e portas delizantes, configurará um local de descanso e contemplação, mas também de exposições, palestras e seminários, além de oferecer um restaurante de culinária japonesa.A instituição paulistana será a primeira das três a serem inauguradas no mundo no ano que vem. Londres e Los Angeles também receberão sedes. 

Inauguração: março de 2017

Instituto Moreira Salles

Instituto Moreira Salles Paulista
Prédio do Instituto Moreira Salles: elevação de 15 metros acima da Avenida Paulista e acesso por escada rolante (Foto: Divulgação)

Com seu pequeno espaço em Higienópolis, o instituto não consegue proporcionar ao público nem metade da programação que gostaria. No segundo semestre do ano que vem, ganhará uma sede à altura de seu acervo. Localizado no número 2424/2440, entre as ruas Belas Cintra e Consolação, o prédio já em construção terá sete andares - todos com pé-direito duplo. Além de espaço expositivo, contará com auditório e cinema, biblioteca, sala para cursos, loja, café e restaurante.

+ Instituto Moreira Salles ganha sede na Avenida Paulista

No projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, haverá um térreo com elevação de 15 metros e acesso por escada rolante, deixando um vão-livre para os transeuntes da Paulista. As obras, que começaram em 2013, preveem economia de água e energia. Utilização de iluminação natural e sistema para aquecimento por luz solar fazem parte da iniciativa.

Inauguração: segundo semestre de 2017

Fonte: VEJA SÃO PAULO