Teatro

Atriz Nydia Licia morre aos 89 anos

Uma das principais estrelas do Teatro Brasileiro de Comédia, ela lutava contra um câncer no pâncreas

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

nydia licia atriz
Nydia Licia: um dos grandes nomes do Teatro Brasileiro de Comédia (Foto: Lenise Pinheiro)

A atriz Nidya Licia, uma das principais atrizes do Teatro Brasileiro de Comédia, morreu na madrugada deste sábado, em São Paulo, aos 89 anos. Nidya havia sido diagnosticada com câncer no pâncreas e estava internada no Hospital São Luiz. O velório está marcado para acontecer neste domingo (13), às 8h, no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, e o enterro será às 14h, no Cemitério Israelita do Butantã.

+ Confira a programação de teatro na cidade

Filha de um médico e de uma crítica musical, Nidya nasceu em Trieste, na Itália, em 30 de abril de 1926. A família, de origem judaica, veio a São Paulo em 1939 fugindo do avanço do fascismo na Europa. Estudou nos colégios Dante Alighieri e Mackenzie.

+ Leia mais sobre teatro no Blog Na Plateia, de Dirceu Alves Jr.

No final da década de 40, passa a ensaiar com Alfredo Mesquita a montagem À Margem da Vida, de Tenesse Williams, organizada pelo Grupo de Teatro Experimental. No ano seguinte, o grupo foi absorvido pelo Teatro Brasileiro de Comédia. Nydia substituiu Cacilda Becker, grávida de quarto meses, na primeira montagem professional do TBC (Nick Bar), em 1949. Também trabalhou na Rede Record, onde integrou o elenco dos programas Personagem no Ar e Romance. Teve passagens pelas TVs Tupi, Paulista e Bandeirantes.

Como professora, deu aulas na escola de teatro na Celia Helena Centro de Artes e Educação e na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), no departamento de Rádio e Televisão.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO