roteiro

As principais atrações de outubro na cidade

Início da 38ª Mostra de Cinema, que traz retrospectiva de Pedro Almodóvar, e exposição de Salvador Dalí marcam o mês

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Os fãs de cinema têm programa certo neste mês: a 38ª edição da Mostra Internacional traz à cidade, a partir de 16 de outubro, fitas premiadas como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o turco The Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan. Quem também deve atrair muitos seguidores é o violinista holandês André Rieu, que retorna a São Paulo com sua orquestra para uma série de apresentações no Ginásio do Ibirapuera. Ainda há ingressos. Listamos abaixo o que você não pode perder nas próximas semanas.

 

3 de outubro: a peça Elza e Fred é uma versão do filme argentino realizado por Marcos Carnevale em 2005. A comédia, que tem como protagonistas os atores Suely Franco e Umberto Magnani, enfoca a vida de um casal da terceira idade.

Elza e Fred
Teatro: Suely Franco e Umberto Magnani protagonizam a comédia 'Elza e Fred' (Foto: Guga Melgar)

3 a 12 de outubro: Depois do sucesso de público de 2012, quando realizou trinta apresentações no Ginásio do Ibirapuera, o violinista holandês André Rieu retorna a São Paulo neste ano, acompanhado de sua Johann Strauss Orchestra. Restam poucos ingressos para os shows.

9 de outubro: estreia programada do filme Trash - A Esperança Vem do Lixo, do diretor inglês Stephen Daldry, o mesmo de As Horas (2002) e O Leitor (2008). Ele veio ao Brasil para registrar a história de adolescentes que vivem em um lixão. No elenco estão Selton Mello e Wagner Moura. 

11 e 12 de outubro: o festival Caranguejando comemora os vinte anos do movimento manguebeat com shows no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro. As bandas Mombojó, Mundo Livre S/A e Isca de Polícia, entre outras, marcam presença no fim de semana.

Mombojó
Shows: Mombojó se apresenta no festival Caranguejando, no CCBB (Foto: Cristiano Caniche)

16 de outubro: tem início a 38ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema, que homenageia o diretor espanhol Pedro Almodóvar com uma retrospectiva parcial de seus filmes. Na seleção de cerca de 300 títulos destaque para o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o turco The Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan.

19 de outubro: o Instituto Tomie Ohtake recebe uma exposição dedicada a um dos maiores pintores do surrealismo, o espanhol Salvador Dalí (1904-1989). A retrospectiva, que foi primeiro apresentada no CCBB do Rio de Janeiro, traz mais de 100 itens do artista catalão, entre dezenas de telas, desenhos, gravuras, fotografias e objetos pessoais.

30 de outubro: a cinebiografia Tim Maia, sobre o genial e controverso músico brasileiro, está programada para chegar aos cinemas no fim do mês. Dirigido por Mauro Lima (de Meu Nome Não É Johnny), o longa-metragem mostra desde a infância do cantor, no Rio de Janeiro, até a consagração como um dos maiores nomes do soul nacional.

Tim Maia
Cinema: filme Tim Maia retrata vida do cantor (Foto: Paprica Fotografia)

30 de outubro: a edição deste ano do Salão do Automóvel ocupa o Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento reúne cerca de 500 carros de 49 marcas diferentes e é uma chance rara de ver de perto algumas das máquinas mais desejadas do planeta — entre elas, Ferraris e Maseratis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO